Para cada R$ 1 investido sob a imunidade tributária, Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) gerou um retorno de R$ 10,90 em benefícios para a saúde, bem-estar da população e desenvolvimento sustentável do Brasil. Os dados fazem parte dos resultados da aplicação da metodologia de Análise de Valor na instituição, relativos ao período de 2019 a 2023.
“Desempenhamos um papel fundamental na promoção da pesquisa científica e tecnológica, atuando como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), para impulsionar o progresso do conhecimento e contribuir para o desenvolvimento de soluções que beneficiem a sociedade”, explica Simone Vicente Reis, CEO da Fundação.
Entre 2021 e 2023, o retorno cresceu 12%. A expectativa é que, nos próximos meses de 2024, a FIDI, responsável pela gestão de serviços de diagnóstico por imagem em São Paulo e Goiás, aumente os investimentos em tecnologia e inovação, especialmente na medicina diagnóstica remota, para agilizar a emissão de laudos emergenciais.
“Com o compromisso de democratizar o acesso a tecnologias de ponta, estamos introduzindo no SUS as mesmas soluções de IA usadas no setor privado da saúde do Brasil e internacional. A partir de grandes volumes de dados, os nossos esforços em IA focam no desenvolvimento e validação de novas tecnologias que melhorem a prestação de serviços diagnósticos”, destaca a CEO.
Método baseado em valor
A metodologia de Análise de Valor considera o retorno direto, comparando o capital total investido em atividades, e o retorno total, analisando indicadores de resultado, valor e impacto dos serviços prestados aos públicos de interesse e beneficiários.
O relatório avalia indicadores tangíveis e intangíveis, como estruturas, processos e tecnologias; oferta de soluções, produtos e serviços diferenciados; cultura organizacional; excelência na gestão da qualidade; atendimento de saúde à comunidade; inovação e aplicação do conhecimento, entre outros.