A Agilizamed e a Dome Ventures fecharam uma parceria para democratizar o acesso da população ao sistema de saúde, com a plataforma da startup paranaense que conecta clínicos gerais com médicos especialistas. O modelo de atendimento virtual promove a redução das filas de espera e quebra fronteiras para o atendimento em locais remotos, popularizando ainda o conhecimento dos médicos especialistas.
A solução foi testada em um município da região sudoeste do Paraná e reduziu em 83% o número total de pacientes da fila de consulta com ortopedista. O tempo médio de espera caiu de 90 dias para sete dias.
Hoje, cerca de 170 milhões de brasileiros utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) como única forma de acesso à saúde. Um terço dessas pessoas mora em regiões onde não há médicos especialistas. Mesmo em lugares desenvolvidos, a mão de obra especializada não consegue dar vazão à demanda de consultas. A consequência é o prolongamento das filas de espera e o agravamento de doenças, cuja abordagem precoce pode salvar vidas.
Nesse cenário, as soluções propostas para reduzir as filas sempre visam a diminuir o tamanho, mas se preocupam pouco com a origem delas. É justamente nesse ponto que a Agilizamed atua. A plataforma busca facilitar a comunicação entre o clínico geral de qualquer unidade de saúde e o médico especialista de qualquer lugar do Brasil. Os dois profissionais trocam informações e definem o melhor caminho a seguir para cada paciente. Tudo isso em menos de 24 horas.
A grande sacada da Agilizamed é o guia inteligente de atendimento, em que o clínico geral segue um passo a passo na plataforma para construir o histórico do paciente, com poucos cliques e de forma rápida e protegida. Do outro lado, o especialista analisa as informações e emite um parecer formal, que traz a conduta mais apropriada para o caso clínico.
A aplicação de filtros precisos de encaminhamento freia a entrada de novos pacientes na fila, pois evita encaminhamentos sem informações completas e sem exames adequados. Além disso, ao diminuir o tempo de resposta do especialista para menos de um dia, a expectativa é atenuar também o impacto do absenteísmo.
Para levar essa inovação a mais pacientes, a Dome Ventures realizou um mapeamento completo da startup e desenvolveu um projeto de apoio para ampliar o alcance da solução no mercado. As consultorias aceleram a capacidade operacional para atrair investimentos e desenvolver o negócio.
“A parceria nos apoia em processos que levariam muito tempo para serem desenvolvidos, como o networking e o marketing. Além disso, temos assessorias disponíveis em todos os níveis de gestão e na área jurídica. Acreditamos que economizaremos muito tempo e energia com esse relacionamento. A colaboração promete ser bastante orgânica e promissora”, analisa Mario Martins, CEO da Agilizamed.
Projetos
Recentemente a Agilizamed participou do reality show Rocket, promovido pela RPC, emissora de televisão afiliada da Rede Globo, no Paraná. Entre mais de 350 startups que iniciaram a seleção a companhia foi classificada para a batalha final das oito melhores empresas e o pitch ficou em quinto lugar. Foi a única govtech da final.
Além disso, a companhia está em processo de contratação por meio de um consórcio de municípios, cuja população é de aproximadamente 350 mil habitantes.
“O grande contrato deve nos ajudar a melhorar a plataforma e a dimensionar o nosso potencial de escala. Acreditamos que no prazo de 24 meses teremos indicadores que nos ajudarão a entender o melhor momento de abrir a Agilizamed para investidores”, finaliza Mário.