faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Implementação da Nova Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer: um olhar para o futuro

PNPCC.jpg

Nova política busca transformar a realidade do câncer no Brasil, garantindo uma assistência integral ao paciente e promovendo o acesso adequado ao cuidado da saúde.

A Nova Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC), sancionada em dezembro de 2023 pela Lei nº 14.758, representa um marco histórico na luta contra a doença no Brasil. Com o objetivo de transformar a realidade do câncer no país, a PNPCC busca garantir uma assistência integral ao paciente e promover o acesso universal e de qualidade ao cuidado da saúde em todas as etapas da jornada oncológica.

O cenário do câncer no Brasil é alarmante. Estima-se que, entre 2023 e 2025, cerca de 704 mil novos casos da doença serão diagnosticados anualmente, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Somado a esse número, há um contingente significativo de pacientes já em tratamento, demandando acompanhamento contínuo e especializado.

“Hoje o Sistema Único de Saúde em sua grandiosidade consegue dar as respostas necessárias para os pacientes com câncer até certo ponto da jornada, a partir daí, o paciente fica sozinho esperando resoluções que muitas vezes não chegam ou chegam com muito atraso o que implica seriamente no desfecho do tratamento”, ressalta Marlene Oliveira, fundadora e presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida.

Dados reais sobre como o câncer vem sendo tratado no Brasil são fundamentais em um momento em que se discute como implementar uma nova política que tem como objetivo ser estruturante e organizar a oncologia no país. Por esse motivo e para traçar os cenários vivenciados em cada região, o Instituto Lado a Lado pela Vida realizou durante o ano de 2023, uma pesquisa intitulada “O câncer no Brasil, a realidade paciente”, onde visitou os centros e unidades de alta complexidade em oncologia (CACONS E UNACONS) espalhados em todo o país, justamente para trazer a realidade da ponta, ou seja, onde o tratamento do câncer acontece.

“O que constatamos, agora com uma pesquisa real, é a total disparidade de processos, os enormes vazios assistenciais, a falta de profissionais, assim como, de capacitação, as dificuldades díspares e as angústias vivenciadas por esses centros e unidades que precisam atender e dar as respostas que os pacientes precisam em toda a sua jornada de tratamento”, enfatiza Marlene Oliveira.

“A PNPCC visa garantir a integralidade da assistência ao paciente com câncer ao promover o acesso adequado ao cuidado da saúde, desde a prevenção até a reabilitação, passando pelo diagnóstico, tratamento e cuidados paliativos. Já a Edição Especial Global Forum objetiva em seus dois dias de discussão e interação, conectar importantes lideranças da oncologia no país para a necessidade de se priorizar o câncer e trabalhar para que os desafios da implementação sejam discutidos e caminhos viáveis sejam adotados para que tenhamos uma lei que funcione na prática e não apenas no papel”, finaliza Marlene Oliveira.