BRASÍLIA - O Ministério da Saúde está finalizando um sistema de avaliação do serviço público de saúde, que terá índices de medição de eficiência e satisfação da população. O tema foi tratado nesta manhã em reunião da Câmara de Política de Gestão, Desempenho e Competitividade da Presidência da República.
O coordenador do grupo de trabalho, Jorge Gerdau, estima que o método de avaliação esteja implantado em 20% da rede pública até o fim do ano. “Estão sendo estabelecidos, num debate técnico, quais são os medidores, como um índice de satisfação das pessoas atendidas, por exemplo, e se haverá medição sobre o atendimento dos médicos, dos tratamentos", explicou o presidente da Câmara de Gestão. "Com toda essa lista de indicadores, vai haver possibilidade de transparência absoluta de cada posto, de cada atendimento”, disse.
Devido à implantação do sistema, o ministério está reformulando os contratos com as secretarias municipais e estaduais de Saúde. Os postos de saúde e hospitais mais bem avaliados receberão mais recursos, como um “prêmio” pelo desempenho.
“Quem atingir as metas, vai poder receber aumentos de recursos transferidos. E conforme os índices vão crescendo, haverá aumentos gradativos maiores de recursos", afirmou Gerdau. "Construir contratos inteligentes é uma peça-chave para que haja melhoria de funcionamento”, disse.
Fonte: Valor Econômico, Yvna Sousa, 07/10/2011
Vídeo com Jorge Gerdau falando sobre a importância da gestão com excelência no serviço público:
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=39Bxpnjgk2A]
O que você acha desta iniciativa? Compartilhe sua opinião com os leitores do EmpreenderSaúde!
Atenciosamente,
Fernando Cembranelli
Equipe EmpreenderSaúde