O cuidado ao idoso começa no desafio de um envelhecimento saudável, ele é a chave da qualidade de vida do futuro. Os fatores responsáveis pelo envelhecimento são discutidos e pesquisados por profissionais de todo o mundo. Estamos aprendendo juntos como agir e gerir sistemas de saúde com o aumento populacional e envelhecimento da população
De acordo com o estatuto do idoso, a intensidade e efetividade do respeito aos idosos demonstram o grau de desenvolvimento educacional de um povo. E como dito no evento “Administração de Saúde e Inovação no Brasil” - apoiado pelo empreender saúde por Maurício Ceschin - Diretor-Presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS disse “Cuidar do idoso hoje, é cuidar do nosso amanhã.”
É necessário que os gestores de saúde estejam comprometidos e planejados por este processo, pois os idosos que já são grande parte da demanda por saúde, amanhã serão a maior e isso implica em planejamento de como essa demanda será atendida.
O envelhecimento populacional é mais do que uma realidade atual, é uma conquista da humanidade. Entretanto existem fatores que precisam ser trabalhados pelo idoso e pelo cuidador. O primeiro como a superação de barreiras emocionais, econômicas e físicas e por parte dos idosos o equilíbrio entre e perdas e medos como, perda gradual de pessoas queridas, dos papeis sociais, da saúde e habilitação. Medo da dependência, da solidão, dainstitucionalização do abandono e da morte.
O idoso merece um cuidador restaurador não faz pelo idoso, faz para o idoso! Essa é uma titude de respeito melhoram a auto-estima e a socialização. A vida pode ser melhor.
“Envelhecimento é o processo
Envelhecer o fato
Idoso é o sujeito
Este sujeito passa por um fato de processo
Progressivo, universal e extrínseco”
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=-Acuic8JoII]
Alessandra Gallo Petraroli
Gestora em saúde especializada em assistência à 3 idade