A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO) prepara o lançamento da primeira etapa da campanha Cirurgia Plástica Solidária. Trata-se de uma ação social, que faz parte do compromisso de trabalho da atual diretoria da SBCP-GO e teve sua realização anunciada pelo presidente Luiz Humberto Garcia de Souza na solenidade de posse dos novos diretores, que aconteceu em 23 de março.
A campanha é voltada para o atendimento de pacientes, que necessitam de cirurgias plásticas reparadoras (prioritariamente) e estéticas e não podem arcar com os custos totais dos procedimentos. Os cirurgiões plásticos voluntários vão doar um dia de trabalho à campanha e realizar os procedimentos sem a cobrança de honorários médicos.
Os hospitais parceiros da SBCP-GO nesta ação vão cobrar dos pacientes preços de custo. Mas, o paciente que não puder arcar com nenhum valor será encaminhado aos serviços públicos de cirurgia plástica, que funcionam no Hospital Geral de Goiânia, Santa Casa de Misericórdia e Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG).
A SBCP-GO também está buscando a parceria de órgãos públicos e de laboratórios privados para a realização de exames pré-operatórios.
A primeira etapa da campanha será realizada em maio. A segunda está agendada para dezembro deste ano. Todos os pacientes interessados vão passar por uma seleção feita por assistentes sociais e por uma triagem clínica e cirúrgica feita por membros da Comissão de Ação Social e Solidariedade da SBCP-GO.
A expectativa da SBCP-GO é contar com a adesão de, pelo menos, 80% dos cerca de 200 médicos inscritos na Sociedade e atender cerca de 300 pacientes em cada etapa da campanha.