Durante o evento esportivo internacional no Rio de Janeiro, de agosto a setembro deste ano, o Hospital Santa Cruz (HSC) oferecerá apoio na tradução médica aos cidadãos japoneses que vierem ao Brasil nesta ocasião, incluindo turistas, comitivas e eventualmente atletas japoneses. Para isso, o Hospital disponibilizará um número de telefone gratuito, 24h por dia, por meio do qual prestará orientações em japonês, além de contar com uma equipe presencialmente no Rio de Janeiro.
Também através do 0800 778 2016 a equipe do Hospital Santa Cruz, fluente em japonês, fornecerá orientações aos cidadãos japoneses 24 horas por dia. Caso necessário o cidadão, no Rio de Janeiro, será direcionado ao complexo médico-hospitalar Americas Medical City, na Barra da Tijuca, onde poderá contar com o serviço de tradução, em japonês, durante o atendimento médico.
Se houver procura em outros hospitais, os pacientes poderão ser removidos para o Americas Medical City, após contato prévio com o mesmo. A equipe de tradutores médicos acompanhará a internação, cirurgias e outros procedimentos que forem necessários e manterá informados os parentes e acompanhantes, além do Consulado do Japão e da diretoria do Hospital Santa Cruz quanto ao estado clínico desses pacientes.
A equipe do HSC estará à disposição, presencialmente, no Americas Medical City do dia 2 a 21 de agosto e de 7 a 18 de setembro, para cobrir o evento esportivo internacional. O telefone 0800 778 2016 estará ativo fornecendo orientações na área de saúde durante o período de 02 de agosto a 20 de setembro de 2016.
Em São Paulo, a sede do Hospital Santa Cruz, dará retaguarda aos cidadãos japoneses, neste período, com equipe capacitada para prestar atendimento médico em língua japonesa nas especialidades de Ortopedia, Neurocirurgia, Cirurgia Geral, Cardiologia e Hemodinâmica, além do Pronto Atendimento e da UTI providos de equipamentos japoneses de ponta.