A IBM anunciou ontem planos de comprar a Truven Health Analytics, por US$2,6 bilhões quarta maior compra focada no Watson Health desde que a unidade foi estabelecida em 2015. Após a compra, a IBM terá investido já mais de US$4 bilhões para adquirir e construir capacidades cognitivas para ajudar profissionais a melhorar desfechos de saúde, controlar custos e avançar com soluções de saúde que entreguem valor.
Através do Watson Health Cloud, segundo release da organização, as instituições de saúde poderão olhar um conjunto de dados, incluindo não-estruturados, e combiná-los para criar insights únicos que ajudam na tomada de decisão.
Com a compra, a IBM passa a ter acesso ao repositório de dados em nuvem da Truven, aos seus 2500 funcionários, 8500 clientes, incluindo agências americanas governamentais, planos de saúde e empresas de biotecnologia.
A Truven já existe há mais de 40 anos e o foco da empresa é entregar informação, ferramentas de analytics, benchmarks, serviços e expertise relacionada à indústria de saúde. Segundo a empresa, eles “colaboram para os consumidores descobrirem oportunidades para a melhoria da qualidade, da eficiência e dos desfechos”.
A experiência com aquisições permite que a IBM consiga integrar todos os dados e fazer com que eles tenham sentido juntos.
Para o Techcrunch, o VP do Watson Health, Anil Jain, comentou que eles estão utilizando os recursos e dados para tornar posível a extração de insights.
A IBM brasileira foi procurada para pronunciamento, mas não está autorizada a conceder entrevistas sobre a compra.
ATUALIZAÇÃO (24/02/2016):
A IBM Brasil concedeu a opinião do Chief Health Officer para a Watson Health: “O plano da IBM de adquirir a Truven Health Analytics é animador porque a empresa possui uma excelente base de dados na nuvem com centenas de diferentes tipos de informações. Esse conjunto de dados agora será incorporado ao Watson Health, incluindo informações clínicas e de engajamento do paciente. Com o poder dos insights do Watson, vamos traduzir o big data em grandes ideias para agentes chaves do ecossistema da saúde, como médicos, hospitais e empresas de seguro saúde”, disse Kyu Rhee, Chief Health Officer para Watson Health.