*"Devido à evolução demográfica, o sistema de saúde no Reino Unido pode se tornar um dos maiores setores da economia ao longo dos próximos 50 anos. De acordo com o Instituto de Responsabilidade Orçamentaria,os gastos com saúde passará de 6,8% do PIB em 2016-17 para 9,1% do PIB em 2061-62.
Uma grande parte deste sistema, o Serviço Nacional de Saúde (NHS) é uma das maiores organizações do mundo, atende uma população de 52 milhões. A entrega dos seus serviços tem um impacto significativo sobre o meio ambiente. O NHS, por exemplo, é responsável por aproximadamente 25% de todas as emissões de gases de efeito estufa do setor público na Inglaterra.
Há uma série de razões para o crescimento de compromisso com a agenda da sustentabilidade, incluindo a legislação e metas para a redução de custos cada vez mais rigorosas. Resíduos de Saúde foi incluída como uma das oito prioridades do plano de prevenção do NHS, deverá ter ganhos de eficiência de 15-20bn de libras durante 2011-14.
De acordo com Lei de Mudanças Climáticas do governo, organizações como o NHS tem o compromisso de cumprir uma redução de 10% nas emissões de carbono até 2015, a partir de uma linha de base de 1990. Eles também são obrigados a atingir as metas governamentais obrigatórias de redução de emissões de 34% até 2020 e 80% em 2050.
Eles são obrigados também a incluir a sustentabilidade e as alterações climáticas no seu relatório anual.
A abordagem destas questões ambientais é uma tarefa gigantesca e complexa, mas pode gerar ganhos financeiros, sociais e ambientais significativos. A questão é como os interessados podem trabalhar juntos para tornar essas iniciativas melhor, diz James Dixon, gerente de resíduos e sustentabilidade do Newcastle upon Tyne Hospitals NHS Foundation Trust .
Convencer as pessoas da necessidade de uma utilização eficiente e disposição de recursos pode ser um desafio. Por exemplo, demorou mais de um ano para obter lixeiras de reciclagem nos espaços clínicos. Você tem que escolher suas batalhas e celebrar os seus sucessos.
Os termos "descartável" e "uso único" são palavrões para um profissional de sustentabilidade, mas são muitas vezes crítico em um ambiente de saúde para reduzir a propagação da infecção. Há, no entanto, uma tendência para alargar esta além da necessidade. É importante que nós desafiamos esta, sempre que possível, trabalhando com os médicos para tomar decisões equilibradas.
Estamos chegando lá. Nos últimos três anos, economizamos mais de £ 800 milhões relacionados com os resíduos. Isto foi possível principalmente por reunir uma série de contratos de resíduos e reciclagem em um único com as especificações de sustentabilidade. Isso economizou dinheiro, triplicando a taxa de reciclagem e eliminação de resíduos para aterro."
* Matéria publicada no dia 20/08/2014 - The Guardian, segue link abaixo: