faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

APAE DE SP apresenta Sala de Atendimento de Integração Sensorial

Espaço é indicado para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista ou sinais de Transtorno do Processamento Sensorial

A APAE DE SÃO PAULO possui uma Sala de Atendimento de Integração Sensorial que reúne em um único ambiente diversos equipamentos projetados para o estímulo dos sentidos. O espaço é projetado para atender crianças de dois a 12 anos com suspeita ou diagnóstico de Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista ou sinais de Transtorno do Processamento Sensorial.

Além de auxiliar crianças que apresentam alterações no processamento de informações do sistema sensorial (visão, audição, paladar, olfato, equilíbrio e movimento corporal), os equipamentos estimulam áreas do cérebro responsáveis pela cognição, favorecendo o desenvolvimento da aprendizagem no ambiente escolar. Trata-se de um processo neurológico que tem como função organizar todos os sistemas para uso em conjunto de forma eficaz.

Entre os sinais e sintomas sugestivos de Transtorno do Processamento Sensorial destacam-se: reações incomuns ao movimento e ao toque; dificuldade em se adaptar a mudanças de rotinas e a lugares com muitas luzes, pessoas e barulho; distração excessiva, preferência pelo isolamento ao invés de interagir e brincar com outras crianças, aversão à sujeira, constantemente esbarrar em objetos e móveis.

Por meio de uma avaliação feita por um terapeuta ocupacional qualificado com certificação internacional, são levantadas as necessidades sensoriais específicas da criança, e então é criado um plano individual para o atendimento. As sessões acontecem uma vez por semana, com duração de 30 minutos, para até duas pessoas.