Transformar a gestão da saúde em hospitais e clínicas por meio do sistema lean – metodologia inspirada no modelo Toyota – esse é o principal intuito do Lean Summit Saúde. A quarta edição do evento ocorrerá no dia 3 de setembro, no anfiteatro do Hospital Sírio-Libanês.
Com o tema "Criando valor sustentável na saúde", o encontro reunirá profissionais de 20 organizações – incluindo hospitais, associações médicas e empresas – para apresentar cases e compartilhar experiências.
Este encontro marca o início de uma parceria entre o Lean Institute Brasil (LIB) e o Hospital Sírio-Libanês, duas instituições com vasta experiência na aplicação do sistema lean em saúde.
Além das palestras de 34 profissionais de 20 organizações, a parceria inédita entre LIB e Sírio-Libanês proporcionará uma "imersão" na gestão do hospital, com uma visita guiada para demonstrar, na prática, processos como o "Giro de Leitos", a "Sala de Comando", o "Painel de Governança" e o Programa de Melhoria Contínua: World Class Hospital®.
Marco Saavedra-Bravo, Gerente do Programa de Melhoria Contínua no Sírio-Libanês, ressaltou que o encontro será uma oportunidade para discutir inovações e a transformação organizacional, além de aprofundar o “lado humano” da gestão da saúde. “Os participantes poderão se conectar com líderes do setor, explorar novas abordagens e encontrar soluções inovadoras para desafios comuns”, explica.
O evento também oferecerá duas "simulações realísticas" no Sírio-Libanês: uma abordando a comunicação não violenta entre médicos, pacientes e familiares, e outra mostrando como aplicar o sistema lean em unidades de pronto atendimento e UTI. Essas atividades opcionais acontecerão no dia 4 de setembro.
O Lean Summit Saúde 2024 contará com um extenso programa de palestras, incluindo a participação de oito executivos do Sírio-Libanês, como Paulo Nigro, diretor executivo, e Edi Souza, diretor executivo de Negócios da Saúde.
Carlos Frederico Pinto, Senior Advisor do Lean Institute Brasil e autor do livro "Em busca do cuidado perfeito", destacou a importância do evento.
“LIB e Hospital Sírio-Libanês são referências em gestão na saúde. O 'Lean nas Emergências', por exemplo, transformou emergências em mais de 100 hospitais no Brasil. Esta é uma oportunidade única para que outros hospitais possam aprender com essa experiência”, pontua.
Paloma Rubinato, head para Saúde do Lean Institute Brasil, enfatizou a oportunidade de conhecer de perto o modelo de excelência do Sírio-Libanês.
“Muitos profissionais da saúde têm curiosidade em entender como o Sírio-Libanês atinge sua excelência. Vivenciar essa experiência será uma oportunidade valiosa para tentar replicá-la em seus próprios hospitais”, afirma.
Palestrante internacional
O norte-americano Mark Graban já está confirmado. Autor do livro "Hospitais Lean" e coautor de "Healthcare Kaizen" – ambos premiados com o Shingo Research Award, considerado o "Oscar" da gestão lean nos EUA –, Graban fará uma palestra e também conduzirá o workshop "Liderança Transformadora e Melhoria Contínua: Criando um Ambiente Seguro e Sustentável".
Lean presente em hospitais de referência
Estão confirmados médicos, enfermeiros e gestores de instituições de referência, como Hospital Sírio-Libanês, Hospital Albert Einstein, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HCor, Santa Joana e BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Também haverá presença da AMIB - Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), Anahp - Associação Nacional de Hospitais Privados e ONA - Associação Nacional de Acreditação. Além disso, o evento contará com representantes do SUS - Sistema Único de Saúde (SUS), Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e do PROADI-SUS - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS.
O Lean Institute Brasil, uma organização sem fins lucrativos de São Paulo, tem mais de 25 anos de atuação na disseminação do sistema lean, ajudando na transformação de milhares de organizações, incluindo hospitais e clínicas. O Sírio-Libanês, além de ser um dos hospitais mais prestigiados da América Latina, foi um dos pioneiros do projeto "Lean nas Emergências", em parceria com o Ministério da Saúde, que há cerca de sete anos vem combatendo a superlotação em mais de 100 unidades de urgência e emergência em hospitais públicos e filantrópicos no Brasil.
Especialistas de outros renomados hospitais, como Renato Tanjoni, superintendente do PROADI-SUS do Hospital Israelita Albert Einstein, e Fernando Torelly, diretor executivo do HCor, também farão apresentações. As 14 sessões temáticas distribuídas ao longo do dia abordarão temas variados, como a sessão "Gestão Eficiente: aprimorando o Sistema Único de Saúde (SUS) para um futuro melhor".
Flávio Battaglia, presidente do Lean Institute Brasil, sublinhou a importância de desenvolver os profissionais de saúde para transformar a gestão hospitalar.
“O modelo de gestão lean incentiva os profissionais a questionarem e repensarem suas práticas diárias, algo crucial em um ambiente hospitalar onde processos ineficientes podem comprometer a qualidade do cuidado.”
Battaglia acrescentou que a transformação na gestão precisa ser sustentada ao longo do tempo para realmente gerar valor aos pacientes e beneficiar a sociedade como um todo.