No dia 23 de julho, o Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, realizou a primeira cirurgia com a plataforma Mazor, um robô da Medtronic utilizado em cirurgias de coluna vertebral, que possui até 99% de precisão na colocação de implantes e sem desvios.
A iniciativa é liderada pelo Dr. José Maria Alves Neto e seu filho, Dr. Lucas Sangoi Alves, ambos especialistas em Ortopedia e Traumatologia, com subespecialização em cirurgia da coluna vertebral.
Primeiros pacientes e benefícios
Para a estreia do robô no Sul do Brasil, oito pacientes serão submetidos à cirurgia de artrodese, indicada para corrigir instabilidades entre as vértebras. Pela primeira vez em Porto Alegre, a robótica auxiliará os cirurgiões, proporcionando maior segurança, menor lesão aos tecidos, redução drástica no risco de lesão nervosa, procedimentos mais rápidos, menor risco de sangramento, infecção e recuperação acelerada.
A introdução da cirurgia robótica na coluna vertebral traz imensos benefícios para a medicina e para os médicos. Pacientes do Rio Grande do Sul e de outros estados, bem como os médicos, serão beneficiados pela possibilidade de realizar procedimentos com maior segurança e eficiência. Além disso, a utilização dessa tecnologia resulta em uma redução de 80% no tempo de exposição à radiação durante o procedimento, fundamental para a segurança do paciente.
Detalhes da cirurgia robótica
Na cirurgia de artrodese robótica com a plataforma Mazor, tomografias computadorizadas detalhadas são utilizadas para planejar o procedimento cirúrgico. Durante a cirurgia, o robô fornece orientação em tempo real aos cirurgiões, ajudando a posicionar com precisão os instrumentos cirúrgicos, suas trajetórias e os implantes de parafusos, adaptados à anatomia de cada paciente.
A cirurgia de artrodese é indicada para pacientes que sofrem de dor nas costas devido à instabilidade vertebral, causada por desgaste de disco, espondilolistese, hérnia de disco associada a desgaste de disco e estenose de canal com instabilidade. Além disso, a artrodese também é utilizada para a correção de deformidades como escoliose ou hipercifose. De acordo com a Pesquisa Nacional da Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE, 27 milhões de adultos no país são acometidos por doenças crônicas na coluna.
Estudos e benefícios da robótica
Estudos recentes, incluindo um publicado na revista The Spine Journal, destacam os benefícios das cirurgias robóticas de coluna, demonstrando que o robô Mazor ajuda a reduzir a probabilidade de complicações cirúrgicas e o risco de novo procedimento.
A equipe médica, reconhecida por sua excelência no tratamento de patologias da coluna, sempre esteve na vanguarda ao oferecer abordagens inovadoras para o tratamento de problemas na coluna vertebral. O Dr. José Maria Alves Neto é formado pelos melhores centros de cirurgia da coluna vertebral do mundo, incluindo a Cleveland Clinic Foundation, o Lutheran Medical Center em Cleveland e a Universidade de Syracuse. Em 1996, ele foi pioneiro no Brasil ao realizar a primeira cirurgia videolaparoscópica de coluna. Já o Dr. Lucas Sangoi Alves aprofundou-se em técnicas cirúrgicas minimamente invasivas em centros de renome mundial, como o AOSpine em Miami e o NASS em Chicago, além de possuir especialização em cirurgia por vídeo endoscópica na USP, em São Paulo. Com a adoção do sistema robótico Mazor, ambos os doutores marcam um novo capítulo na história da medicina nacional, oferecendo procedimentos minimamente invasivos de ponta para a coluna.