A AFIP – Associação Fundo de Amparo à Pesquisa acaba de conquistar o selo Carbonext, concedido pela Musa, empresa brasileira de tecnologia focada no desenvolvimento de soluções inovadoras de gestão de resíduos. O selo certificou a neutralização das emissões de carbono no processo de gerenciamento de resíduo da unidade Jafet, localizada na confluência da avenida Ricardo Jafet com a rua Padre Machado, no Bosque da Saúde, na Capital.
Nesta unidade, funcionam o setor administrativo e o Núcleo Técnico Operacional (NTO) da Afip Medicina Diagnóstica, um dos institutos da entidade, que há dez anos se transformou no o maior laboratório de análises clínicas do Sistema Único de Saúde (SUS). Só este ano, foram processados mais de 70 milhões de exames de análises clínicas e de imagem, cerca de 70% realizados por pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A implementação do novo sistema de gestão de resíduos também zerou a destinação para aterros sanitários, garantindo 100% de reuso. No total, foram 46,5 toneladas de resíduos reutilizados, dos quais 6,1 toneladas de resíduos orgânicos, 25,4 toneladas de resíduos reciclados e 14,9 de outros tipos de resíduos. Todo volume coletado foi direcionado para a segregação e o beneficiamento em parceiros e cooperativas especialistas no tratamento de cada tipo de resíduo. Acesse para saber mais informações.