Tecnologia desenvolvida no Laboratório de Inovação do Einstein, o Escala tem expandido sua presença em instituições de todo o Brasil, que encontram na ferramenta uma alternativa inovadora para organizar sua força produtiva. E o último lançamento, o módulo de dimensionamento do produto Escala Jornadas, reforça essa finalidade por meio da combinação inteligente de dados.
O diferencial da funcionalidade é oferecer uma visão simultânea e atualizada dos setores, informando em tempo real a necessidade de ajustes e as melhores opções para remanejamentos, já que o sistema também armazena o histórico dos profissionais. Resultado: otimização de recursos – de tempo e da gestão de mão de obra.
Só no Hospital Israelita Albert Einstein, estudos internos revelam uma economia mensal de 85% de horas excedentes e R$ 500 mil que seriam direcionados a essa finalidade. Com a centralização de dados pelo Escala, fica fácil saber quem acionar sem extrapolar os limites trabalhistas, já que a ferramenta também é configurada com a CLT.
Planejamento completo
São duas opções disponíveis. Via integração com indicadores internos, a primeira possibilidade é o dimensionamento diário, em que o gestor ganha dados que apoiam decisões para alteração nas escalas, como folgas e realocações de horários de acordo com os picos de demanda do dia, além do uso dos saldos de bancos de horas em momentos oportunos.
Já no dimensionamento mensal, a empresa envia os indicadores com as predições de demanda do próximo mês e o sistema combina os dados: a escala planejada e as informações de predição de demanda, ajudando no planejamento ideal para escalas futuras.
“Ter esse mapeamento centralizado de volume de ocupação com os profissionais presentes e disponíveis e as suas capacidades permite que essa rodagem entre áreas seja realizada de maneira eficiente e baseada em dados”, coloca Vinicius Lima, CEO do Escala.
“Com um WFM bem configurado, a instituição consegue dimensionar melhor o quadro de funcionários. Os clientes Escala têm reduzido cerca de 30% do custo de folha ao ajustar suas equipes para o tamanho ideal com o dimensionamento do Jornadas. Tudo isso respeitando a CLT e acordos sindicais”, complementa Raphael Tavares, CRO do Escala.
Terceira organização mais inovadora do país, segundo o ranking Valor Inovação, o Einstein faz valer sua posição fomentando o desenvolvimento de novas tecnologias e incorporando essas novidades em sua rotina. Só o Escala, criado na organização, já impactou mais de 80 mil trabalhadores brasileiros.