O terceiro dia da Hospitalar 2023 foi escolhida como palco para o lançamento do produto da Foxconn do Brasil, que otimiza o atendimento de triagem do paciente quando ele chega ao pronto-socorro, além de poder ser usado para monitoramento de exames como aferição de pressão arterial, temperatura corporal e batimentos cardíacos. A mesa foi presidida pelo Dr. Luis Eduardo Bulisani, médico do trabalho na Foxconn do Brasil e Felipe Moreno, gerente de tecnologia na Foxconn do Brasil.
O diferencial desse produto é a aplicação de Inteligência Artificial (IA) para a classificação de risco dos pacientes, permitindo uma triagem mais ágil e precisa. Todo o processo é realizado pela máquina, com o acompanhamento do enfermeiro, que pode se concentrar no que é realmente importante. “A proposta da Vital Doc é otimizar o tempo e os recursos disponíveis, sem comprometer a qualidade do atendimento”, ressaltou Bulisani.
Além da triagem eficiente, o produto também oferece um controle efetivo de patologias crônicas, como diabetes, hipertensão e arritmia. Por meio do acompanhamento dos sinais vitais, é possível estabelecer um programa de prevenção que pode reduzir consideravelmente os custos de saúde e eventos adversos.
O produto também apresenta um aplicativo móvel integrado, permitindo que profissionais de saúde e pacientes acessem as informações coletadas pela máquina. Os pacientes têm controle sobre a liberação de seus dados, garantindo privacidade e confidencialidade. “A criptografia do banco de dados dos pacientes é diferente do banco de dados que a máquina é alimentada, e por isso, conseguimos garantir que os dados coletados estão protegidos e não serão acessados sem permissão, nem mesmo pelo médico”, explicou Bulisani.
O Vital Doc conta com o respaldo da Foxconn, considerada a maior empresa de insumos tecnológicos no mundo, e que tem diversificado seus negócios para levar os benefícios tecnologias para o setor de saúde também. “Essa parceria sólida reforça o que precisamos pensar na união da tecnologia com o mercado de saúde, com o objetivo de levar ao paciente e aos profissionais de saúde mais modernidade e otimização de tempo”, finalizou Moreno.
Gostou desse conteúdo? A Hospitalar continua amanhã, com mais conteúdo de qualidade para os presentes. Confira os destaques da programação da arena de tecnologia para amanhã, 26/04:
16:25 - Painel 3 Perspectiva da saúde 60+
Dra. Alessandra Tieppo | Diretora científica Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde
16:40 - Painel 3 Promoção de saúde e telemonitoramento como ação para redução de sinistros
Prof. Dr. Marcos Roberto Loreto Diretor técnico médico OMINT Serviços de Saúde e Kipp saúde