A Organização Nacional de Acreditação (ONA) promove anualmente, entre janeiro e fevereiro, o Encontro de Avaliadores ONA para atualizar o aprendizado dos profissionais, bem como debater temáticas relevantes para o setor e definir metas para o ano que se inicia. Na nona edição, realizada de forma híbrida no auditório TOTVS, em São Paulo, apiadora assim como a Nestlé, o evento marcou o retorno à modalidade presencial após dois anos e recebeu o colegiado de mais de 200 avaliadores.
“Para nós, é uma grande satisfação este reencontro. Depois de dois anos on-line, poder estar com vocês presencialmente é muito bom. Quero das as boas-vindas a todos os colegas que estão on-line, pois acho que o futuro é híbrido. Então este tipo de evento deverá se perpetuar na medida em que a gente consegue abrir oportunidade de capacitação para o maior número de pessoas em um país grande e complexo como o Brasil”, disse o presidente da ONA, Fábio Leite Gastal, na cerimônia de abertura.
Atualmente, a ONA já soma mais de 5 mil avaliadores capacitados, o que gera qualificação para o sistema de saúde. “Nós também estamos dando a nossa contribuição para a melhoria da assistência por meio da qualidade de vocês individualmente, como profissionais, e como pessoas. Rer esse colégio com mais de 800 avaliadores devidamente habilitados e vinculados às instituições acreditadoras é um ativo estratégico fundamental”, ressaltou Gastal.
O sistema da ONA é o terceiro maior em Acreditação no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá. Recentemente, o Manual de Acreditação das Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde da ONA foi certificado e revalidado pela International Society for Quality in Health Care (ISQua) para o período 2023-2027, validando o Sistema Brasileiro de Acreditação internacionalmente.
“Graças a vocês, avaliadores, nós conseguimos crescer a cada ano que passa. Graças a vocês, que estão no campo, em contato direto com as organizações de saúde, as instituições acreditadoras, conseguimos promover uma transformação neste país. Tenho certeza de que já modificou bastante a impulsão de todos os processos de Acreditação constituídos desde a fundação da ONA, há 23 anos, até os dias de hoje”, afirmou o superintendente técnico da Organização, Péricles Góes da Cruz.
Durante os dois dias de evento, a ONA promoveu palestras e debates com foco nas experiências das organizações de saúde nas temáticas Atenção Primária à Saúde, Serviços de Atendimento Pré-Hospitalar e Transporte Inter-Hospitalar, Gestão Financeira, Gestão de Mudanças e Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança, além de duas oficinas práticas (Workshop Assistência Nutricional e Casos Práticos do Processo de Avaliação), cujo objetivo foi a troca de know-how entre os profissionais da área.
“Ser avaliador também é sinônimo de emoção. Por isso, achamos importante discutir os casos práticos, trazer os desafios e a realidade durante o Encontro de Avaliadores. Nestes dois dias de trocas, ficou evidente essa relação entre avaliador e organização, o quanto todo mundo aprende, a evolução ao longo desta jornada. Tivemos depoimentos emocionantes!”, contou Gilvane Lolato, gerente operacional da ONA.
Para 2023, a ONA pretende atingir um patamar diferenciado em termos de tecnologia, conforto e usabilidade para os avaliadores, as instituições acreditadoras e os próprios clientes, tanto hospitais quanto profissionais de saúde que usam a Organização como um processo de educação, capacitação, treinamento e, ao mesmo tempo, empregabilidade.