faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Chatbots: funcionalidades recorrentes e como aplicá-las na Saúde

smartphone 2.jpg

O Contato Inteligente abre vários caminhos para o atendimento ao paciente, que, por sua vez, tem mais liberdade de administrar seu próprio histórico médico

Chatbots vêm gerando um grande impacto no serviço de atendimento ao cliente e nas operações de marketing de empresas. E, mais do que isso, são uma forma de empoderamento para pacientes. Com a ajuda de um contato inteligente, é possível gerenciar a própria saúde a qualquer momento do dia, obtendo respostas rápidas ou resolvendo questões em poucos segundos, como agendar uma consulta ou adquirir uma segunda via do boleto do plano de saúde. 

Baixe o e-book produzido por Take Blip:

Chatbots sem erros: como e por que implementar a automação do atendimento em Saúde

Por aqui, a solução ganha força, sobretudo com a chegada da pandemia. Segundo a AI Multiple, empresa analista da indústria de Inteligência Artificial, o Brasil está entre os 5 países que mais usam chatbots, ao lado dos Estados Unidos, Índia, Alemanha e Reino Unido. A área de Saúde representa 10% dos usuários de todo o mercado de atendimento automático, ficando atrás apenas do setor Imobiliário (28%), Turismo (16%) e Educação (14%).

“As empresas de Saúde estão seguindo a tendência que aponta que a maioria das pessoas tem preferência de atendimento por um contato inteligente quando comparado ao tempo aguardando em longas filas em call centers para falar com uma pessoa real. Com a implementação de contatos inteligentes, a ideia principal é que os usuários consigam ter mais autonomia, praticidade e rapidez no atendimento. Consequentemente, os profissionais conseguem ter mais tempo para se dedicar a tarefas mais complexas e estratégicas”, conta Maria Flávia Souza, Diretora de Auto, Health & Others de Take Blip. Ou seja, esta é uma ferramenta que promove ganhos a todas as partes.

Veja, a seguir, 10 das funcionalidades mais comuns dos chatbots, aplicadas à Saúde:

1. Agendamento de exames, consultas ou retornos

Em questão de segundos, o paciente marca ou desmarca um horário sem ter de esperar na linha, nem falar com um atendente humano. Ele também pode receber notificações que lembrarão sobre seu compromisso. Além de ser prático para o usuário, possibilita que várias pessoas utilizem o serviço ao mesmo tempo, sem sobrecarregar funcionários de clínicas e hospitais. 

2. Envio e consulta de resultados de exames

Sair para buscar um laudo médico, esperar que venha por e-mail ou correio não é mais necessário. Por meio do chatbot, é possível acessar resultados de exames com rapidez e segurança.

3. Informações de preparo de exames e cirurgias

Antes de um procedimento, é comum surgirem dúvidas sobre o que é necessário fazer – ou evitar – para não haver intercorrências em exames e cirurgias. Perguntas sobre alimentação, documentos, horários podem ser respondidas pelo atendimento automático, graças à Inteligência Artificial. 

4. Geolocalização para unidade de saúde ou profissional mais próximo

Esta função é importante para quando o paciente não conhece um profissional de que precisa ou, ainda, necessita de atendimento com urgência. Por meio do chatbot, é possível obter endereço e contato dos profissionais ou centros de saúde mais próximos.

5. Questões financeiras

Parcelar exames/cirurgias, negociar dívidas, emitir segunda via de boleto são apenas alguns exemplos de como o assistente virtual pode facilitar o gerenciamento da vida financeira do paciente relacionada à saúde. 

6. Pesquisa de satisfação (NPS)

Ter o feedback e dados do usuário é importantíssimo para qualquer empresa ou profissional, para melhorar o atendimento ou processos. Por isso, é comum ter pesquisas de satisfação por meio dos chatbots, que visam aprimorar o relacionamento do usuário com o serviço prestado.

7. Dúvidas sobre produtos e serviços

Pesquisas extensas podem ser simplificadas com o uso do chatbots com questões sobre produtos e serviços voltados a médicos e outros profissionais da área da Saúde.  

8. Gerenciamento da agenda de médicos, clínicas e laboratórios

O Contato Inteligente agiliza e simplifica o gerenciamento da agenda de médicos e laboratórios, proporcionando acesso às consultas e exames marcados, bem como a alteração dos mesmos.

9. Telemedicina

Por meio do NLP (“Processamento de Linguagem Natural”, na sigla em inglês), os chatbots são capazes de entender sintomas e dar uma ideia apurada da condição médica do paciente, mesmo com uma vasta gama de possibilidades de linguagem usadas pelo usuário. Essa triagem pode economizar bastante tempo não só para pacientes, que receberão indicações de profissionais a contactar, como para médicos, que já terão um quadro da situação, podendo dar prioridade aos casos que necessitem de maior atenção.

10. Gestão financeira 

Profissionais também podem consultar extrato e pagamentos, por exemplo, por meio de assistente virtual, facilitando a gestão financeira de instituições de Saúde. 


Saiba mais

A tecnologia não é inimiga da humanização na Saúde

Chatbots e omnichannel na Saúde: você está fazendo isso certo?