Na última terça-feira, 1º de fevereiro, começou a funcionar a nova clínica de Oftalmologia do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), em um imóvel ao lado da sede do Hospital, na Alameda Augusto Stellfeld, no Bigorrilho. O serviço, que antes atendia no Ambulatório da Avenida Iguaçu, dobrou a capacidade de atendimento -- de 110 pacientes por dia para 220, entre consultas e exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Além de ampliar o volume de atendimento, o novo espaço passa a ofertar equipamentos modernos para a realização de exames, que normalmente não são feitos pelo SUS, como tomografia de retina, tomografia de córnea, yag laser, exame de campo de visão, angiofluoresceinografia, entre outros.
“Podemos dizer que é um dos mais completos centros de oftalmologia pelo SUS do Brasil. O Mackenzie investiu na compra destes equipamentos de última geração para atender a população de uma forma até melhor do que por convênios, porque nem todos os planos de saúde tem acesso a esses exames que estamos oferecendo pelo SUS”, explica o chefe do serviço de Oftalmologia do HUEM, Dr. Leon Grupenmacher.
A nova estrutura, que também está a disposição de pacientes com convênios, conta com sete box para consultas, sala para exames e uma sala para pequenos procedimentos.
Entre os exames ofertados, o yag laser é utilizado em pacientes após cirurgias de catarata, para restituir a visão; a tomografia de coerência óptica (OCT) de córnea e retina é um método de exame não invasivo que permite a avaliação de detalhes microscópicos da câmara anterior do globo ocular; a angiofluoresceinografia é um exame de curta duração que auxilia na identificação e no diagnóstico de lesões ou anomalias na retina; e a microscopia especular de córnea visa analisar a quantidade de células presentes na camada mais profunda da córnea, para verificar se permanecem saudáveis.
Além de qualificar o serviço de oftalmologia para os pacientes SUS, a inauguração da Clínica de Oftalmologia também beneficia pacientes de outras especialidades médicas que buscam atendimento ambulatorial na sede da Avenida Iguaçu, uma vez que a unidade passará a receber um volume menor de pacientes.
“O Ambulatório da Iguaçu recebe um grande número de pacientes, então essa expansão da nossa estrutura com a abertura de um espaço específico para Oftalmologia, ajuda a descongestionar o ambulatório no atendimento de exames e consultas”, destaca o diretor geral do Hospital, Dr. Rogério Kampa.
Desde 2019, quando o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) assumiu a gestão do Hospital Evangélico, a instituição recebeu uma série de reformas e ampliações, como a revitalização da fachada, implantação do Ambulatório na Avenida Iguaçu, criação da nova ala pediátrica, inauguração do novo Pronto-Socorro, criação da unidade de atendimento a convênios, nova UTI cirúrgica, UTIs reservadas para sintomas respiratórios, o Centro de Oncologia, Unidade da Mulher, novo Ambulatório Pediátrico, o Banco de Multitecidos Humanos e, agora, a Clínica de Oftalmologia.
“Quando o Mackenzie assumiu encontramos um hospital sucateado, nem roupa de cama tinha para atender os pacientes. Já reformamos diversas alas, ampliamos os serviços e seguiremos com a transformação para oferecer um hospital cada vez melhor para a população. Outras inaugurações acontecerão em 2022”, revela Kampa.