faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Você conhece a Roche Diagnóstica?

analysis-2030265_1280.jpg

Saiba mais sobre as mudanças adotadas pela empresa

A maior companhia de biotecnologia do mundo, Roche, tem realizado diversas reestruturações e criado uma divisão de análise de dados dentro da companhia que já conhecemos. Além disso, tem investido no desenvolvimento de ferramentas que auxiliam a gestão de saúde pública e privada no Brasil.

Segundo uma matéria publicada no portal da Revista IstoÉ Dinheiro, somente no ano passado, a empresa registrou um faturamento de US$ 62,3 bilhões (58,3 bilhões de francos suíços) e vem liderando em segmentos como diabetes, oncologia e doenças de alta complexidade.

O período da pandemia do novo coronavírus (covid-19) também apresentou um panorama mais favorável para a expansão dos negócios das multinacionais do setor de saúde, justamente pelo fato de todos estarem se reinventando frente às novas demandas.

 

Mudanças na companhia Roche

A companhia promoveu antigos funcionários a consultores da jornada de vida dos pacientes. Os 14 representantes da empresa que faziam expedientes no hospital Sírio-Libanês, por exemplo, foram para as ruas acompanhar médicos e pacientes. Os representantes de vendas, supervisores, gerentes regionais e diretores se tornaram PJPs (sigla para Patient Journey Partners, na tradução livre: Pacientes Parceiros de Viagem) e HSPs (Healthcare Ecosystem Partner, na tradução livre: Parceiro do Ecossistema de Saúde). Além disso, o comitê executivo, por exemplo, passou a se chamar Brazilian Enabler Team, ou Time de Facilitadores Brasileiros.

O presidente da Roche no Brasil disse, em entrevista para a IstoÉ Dinheiro, que o objetivo com toda essa mudança é tornar todos responsáveis por todos os processos para poderem assim buscar soluções para melhorar o relacionamento com médicos, clínicas, hospitais e com todos que atuam diretamente junto ao paciente.

 

Uso de dados

Outra mudança radical realizada pela empresa foi a criação de uma divisão de tecnologia e análise de dados. Além de ser a referência em fabricação de medicamentos, a Roche quer também ser reconhecida como uma empresa de tecnologia consolidada.

A Data&Analytics Solution Organization (Daso) foi criada pela Roche Farma com o intuito de ser uma grande plataforma de informações e histórico de saúde de seus pacientes. A plataforma consegue realizar a organização de todo o fluxo de informação da empresa e fazer a integração com as informações de todo o Brasil. Um fato bastante importante de ser ressaltado é que toda essa ação leva com muita seriedade as normas vigentes e nisso estão incluídas as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Com a nova tecnologia da Roche, os pacientes não precisarão informar mais seu histórico de saúde. Os equipamentos serão capazes de analisar e buscar todas essas informações, podendo assim seguir com o diagnóstico de forma muito mais eficaz e rápida.

Alguns municípios paulistas como São Paulo capital, Caieiras, Santana de Parnaíba, Guarujá e, a capital paranaense, Curitiba já utilizam a plataforma da Roche para monitorar e administrar o atendimento a seus pacientes na rede pública.

 

Parceria Sistema Único de Saúde (SUS) e Roche Diagnóstica

Um dos principais objetivos da maior companhia de biotecnologia do mundo é mais do que dobrar em cinco anos os atuais 26% de suas receitas da Roche Farma no Brasil com vendas para o SUS, ressalta o material produzido em parceria com a IstoÉ Dinheiro.

Atualmente, segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), 70% dos brasileiros dependem do SUS e isso é uma oportunidade extremamente favorável para a Roche. Além disso, a principal missão da empresa hoje é conseguir ampliar essa parceria com o SUS que processa mais de 1,6 milhão de exames por dia em todo o país, e expandir a presença da empresa, pioneira em testes de covid, com a aquisição de laboratórios regionais e a digitalização dos exames.