faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Anahp lança edição 2019 do anuário com principais indicadores da saúde suplementar

A Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), entidade representativa dos principais hospitais de excelência do país, lançou durante a 26ª Hospitalar, no Expo Center Norte, em São Paulo, o Observatório 2019, publicação que reúne os principais indicadores mercadológicos, econômico-financeiro e pesquisas inéditas sobre saúde privada.

A Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), entidade representativa dos principais hospitais de excelência do país, lançou durante a 26ª Hospitalar, no Expo Center Norte, em São Paulo, o Observatório 2019, publicação que reúne os principais indicadores mercadológicos, econômico-financeiro e pesquisas inéditas sobre saúde privada.

A publicação, que já está na sua 11ª edição, é uma referência como fonte de saúde do Brasil, por conta de seu aprimoramento e adaptação dos indicadores conforme a evolução do mercado hospitalar. "É um trabalho constante e de muita transparência. A Anahp busca trazer informações atuais que impactam a cadeia de saúde para que todos os elos possam juntos encontrar soluções para a sustentabilidade e melhorias contínuas do sistema", explica o vice-presidente do Conselho Administrativo da instituição, dr. Ary Ribeiro.

Na ocasião, mais de 60 pessoas acompanharam a cerimônia de abertura realizada pelo presidente da Anahp, Eduardo Amaro, e o diretor-executivo, Marco Aurélio Ferreira, que ressaltaram a importância do anuário. "Este lançamento é um dos mais significativos pela representatividade que o Observatório tem como referência em saúde. Sem dúvida alguma, a cada ano cresce o aprimoramento das análises, tornando-as mais relevantes para o desenvolvimento do setor", explicou Amaro.

A publicação traz o panorama econômico do setor com números atualizados dos hospitais associados Anahp, como o balanço financeiro das instituições privadas, geração de empregos do setor e número de leitos. O Observatório 2019 ainda registrou análises do mercado de saúde suplementar e do perfil clínico e epidemiológico, além de estudos dos indicadores operacionais, assistenciais, de qualidade e segurança, além de protocolos institucionais e ainda os indicadores econômicos e financeiros, de gestão de pessoas e de sustentabilidade dos hospitais associados.

Um dos dados publicados mostra que o faturamento bruto dos hospitais associados chegou a 38,6 bilhões de reais em 2018, o que corresponde a 25,2% das despesas de saúde suplementar. Houve um crescimento de receita líquida por saída hospitalar de 1,10%, enquanto a despesa total por saída hospitalar caiu 4,86% no mesmo período. O editor do anuário e vice-presidente do Conselho Administrativo da associação, Ary Ribeiro, explicou o que gerou estes resultados. "Os hospitais estão sendo extremamente eficientes, mantendo a rentabilidade e buscando sustentabilidade através da utilização adequada de recursos. O tempo médio de permanência também tem caído sucessivamente ao longo dos anos e fechou com a média de 4,13 dias. Estas são evidências de que a Anahp pratica aquilo que ensina que é dar atenção ao uso adequado de recurso reduzindo o desperdício", comentou.

Outra novidade desta edição é a parceria com Centro de Estudos em Gestão de Serviços de Saúde, do Instituto COPPEAD de Administração, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com os dados do SINHA, a instituição utilizou evidências baseadas na literatura nacional e internacional que proporcionou uma análise diferente, relacionadas à eficiência e produtividade das instituições associadas.