A inovação digital tem conquistado a área da saúde. Com o suporte do Hospital Israelita Albert Einstein o governo de São Paulo lançou o programa Multisaúde de consultas especializadas a distância que visa agilizar o atendimento especializado à população. A meta é reduzir o tempo de diagnóstico e de início de tratamento por meio de teleconsultoria com médicos de hospitais renomados.
De acordo com informação da Secretaria da Saúde, a princípio a iniciativa conta com atendimento na área de dermatologia, na UBS – Unidade Básica de Saúde, na cidade de Catanduva, na região de São José do Rio Preto. O projeto também já está ativo em outras cinco cidades da região: Itajobi, Novo Horizonte, Pindorama, Pirangi e Tabapuã.
O programa funciona por meio de um aplicativo desenvolvido pelo governo de São Paulo, em que profissionais das UBSs vão coletar imagens de alterações na pele de cada paciente, bem como aspectos clínicos, e enviarão o conteúdo para teledermatologistas do Hospital Israelita Albert Einstein, por meio de parceria. A partir da troca de informações, os especialistas do serviço parceiro vão emitir laudos à distância e sugestões terapêuticas, garantindo agilidade e eficiência.
Desta maneira, o paciente terá o atendimento concluído pelo estabelecimento e receberá o diagnóstico do quadro em que poderá ser encaminhado para uma avaliação presencial com um dermatologista em serviço de referência da região e, dependendo do resultado, ainda pode ser indicado para a realização de biópsia nos casos que indicarem suspeita de câncer.
Para o secretário de saúde, José Henrique Germann Ferreira, este tipo de iniciativa agiliza o diagnóstico de doenças e aumenta chances de cura, caso um câncer seja detectado. “O uso da tecnologia permite uma troca de informações entre profissionais da saúde da UBS e do hospital parceiro para a elaboração de diagnósticos de modo mais ágil e eficiente. Na luta contra o câncer, quanto mais rápida for a detecção da doença e o início do tratamento, maiores são as chances de cura”, ressaltou.
A Secretaria da Saúde informou que os profissionais da Atenção Básica dos municípios onde o Multisaúde funciona estão sendo capacitados para o uso do aplicativo. Eles passam por treinamento com teleconsultores para análise dos casos inseridos na nova ferramenta. “Além da rapidez diagnóstica, o uso da tecnologia vai reduzir encaminhamentos e consultas desnecessárias. O objetivo é oferecer maior conforto a pacientes e médicos, já que reduzirá eventuais deslocamentos para atendimento presencial. A lógica será utilizada em todas as etapas do programa, que será expandido gradativamente no estado de São Paulo”, de acordo com comunicado oficial da instituição.