O desenvolvimento da logística hospitalar tem sido cada vez mais frequente nos setores público e privado, onde, considerados as suas especificidades de gestões e operações, ambos buscam os mesmos objetivos e podem se beneficiar com as suas soluções.
Com isso, quero dizer que tanto o setor público quanto o privado, considerando a necessidade de uma atuação estratégica e customizada de logística hospitalar, consegue igualmente os mesmos resultados de economia, rentabilidade, melhor controle e uso do espaço físico, que culminam em mais saudabilidade e segurança para gestores, colaboradores e pacientes.
No entanto, o prestador de serviços em logística deve ter como base dois fatores importantes: capacidade de adequação aos diferentes perfis de atuação destes segmentos, com times e tecnologia embasados e flexíveis.
Dentre os maiores desafios da operação logística em instituições públicas estão os processos licitatórios e burocráticos, que precisam ser considerados especialmente no que tange aos prazos para compras, entregas e reposições de produtos. Para que não haja deficiência de cobertura de medicamentos e insumos médicos nos serviços de saúde, é preciso gerenciar com bastante critério os estoques para a atuação de novas solicitações em tempo hábil. A solução não é comprar demais correndo o risco de perda de produtos por prazo de validade, mas sim o controlar com precisão a demanda/consumo dos medicamentos em cada unidade, provisionando o momento adequado de sinalizar novas compras.
Outro fator a considerar neste perfil de instituição é a troca de comando a cada nova eleição, com riscos de substituições de operações logísticas construídas e aperfeiçoadas ao longo de anos de estudo e entendimento de suas necessidades e características.
Já no setor privado, o maior desafio é a cultura organizacional, especialmente sobre os benefícios da terceirização da operação logística para essas instituições, e onde elas podem, sem dúvida nenhuma, atuar com foco e energia em suas funções primárias, enquanto a logística terceirizada atua com a sua expertise para a geração dos melhores resultados dos seus serviços de saúde.
Considerando a necessidade de constante atualização e manutenção de equipamentos de automação, mudanças de legislação, revisões sobre entrada e retirada de medicamentos do mercado, bem como recalls e capacitação de mão-de-obra especializada, é fato que delegar a logística hospitalar a uma empresa fim, é a solução de melhor custo beneficio, para todos os segmentos da saúde.