O presidente do Conselho Administrativo do Instituto Ética Saúde, Gláucio Pegurin Libório, foi convidado a falar sobre o sucesso do Instituto, no 15º Encontro de Líderes, promovido pela Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP, em Foz do Iguaçu, nos dias 30 e 31 de março.
No painel “Diretrizes de Boas Práticas”, o executivo apresentou o último Balanço do Canal de Denúncias, que totalizou em fevereiro deste ano 484 denúncias e 1200 denunciados. “Entre eles estão 546 médicos e 140 hospitais”, frisou Libório.
O estado de São Paulo lidera o ranking com o maior número de denúncias (122), seguido de Mato Grosso do Sul (63), Mato Grosso (52), Rio Grande do Sul (46), Rio de Janeiro (31), Paraná (23), Maranhão (21), Bahia (20), Espírito Santo (19), Minas Gerais (16), Pernambuco (15), e Santa Catarina (10).
Gláucio Pegurin Libório ressaltou que o combate à corrupção no setor da saúde envolve fabricantes, distribuidores, médicos, hospitais e planos de saúde. “É preciso que todo o segmento caminhe junto. Este é o momento ideal e temos uma chance única de repensar o setor e mudar o processo”, finalizou.
O Ética Saúde impressionou os representantes dos mais renomados hospitais do país, que demonstraram interesse em participar mais ativamente do Instituto.