Em evento com líderes de recursos humanos, Cesar Rodriguez Dominguez, CEO da AxisMed, empresa do grupo Telefónica que há mais de 14 anos promove soluções de gestão de risco para a saúde populacional, destacou que o grande desafio na área é melhorar os custos com a saúde, que hoje representam o segundo maior gasto dentro das empresas.
“Com a inflação médica em torno de 20%, é fundamental que os gestores da área tenham em mente que o sistema atual de saúde não deixa margem para melhorias. Os custos médicos estão insustentáveis pelo modelo de assistência brasileiro e isso impacta diretamente as empresas”, ressalta. Segundo Dominguez, torna-se cada vez mais importante a visão estratégica do RH, com atuação em conjunto com empresas que possam ajudar na redução de custos diretos e aumentar a produtividade dos colaboradores.
Para o CEO da AxisMed, a melhor decisão a ser adotada pelos gestores é realizar uma análise populacional e entender o que está acontecendo dentro do mundo corporativo, como a taxa de sinistralidade e a participação dessas despesas na folha de pagamento. “Para melhorar esses resultados não basta trocar o plano de saúde”, afirma.
“Por meio do Business Intelligence, o gerenciamento de saúde deixa de ser um centro de custo e começa a se tornar um centro de inteligência e de gestão estratégica da informação. Desta forma, é possível analisar continuamente os dados estratificados. Para cada Real que a empresa investe em saúde suplementar, em programas de gerenciamento de risco e autocontrole da saúde é possível chegar a uma redução do dobro ou triplo do investimento”, finaliza Dominguez.
O encontro foi importante para que o setor pudesse debater as tendências e evoluções em gestão de saúde, alinhado à estratégia de colaborar com o desenvolvimento da saúde no Brasil.