A Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista está mais uma vez entre gigantes. Os livros “De Coração e Alma – 40 anos de História da SBHCI” e “Atuação da SBHCI na incorporação do implante por cateter de bioprótese valvar aórtico no Brasil” passarão a integrar os acervos da Library of Congress, em Washington, considerada a maior biblioteca do mundo, e da National Library of Medicine localizada em Bethesda, Maryland.
A Library of Congress é referência de pesquisa entre os políticos que integram o Congresso Americano. Fundada em 1836, é a instituição cultural mais antiga do país. Dr. Marcelo Cantarelli, presidente da SBHCI destaca que estar entre os principais nomes da literatura médica é uma importante conquista. “Para a nossa sociedade e todos os cardiologistas intervencionistas de nosso país é motivo de muito orgulho. Ter a nossa história exposta em tão expressivas bibliotecas é um grande reconhecimento para a cardiologia intervencionista brasileira”, completa.
O título “Atuação da SBHCI na incorporação do implante por cateter de bioprótese valvar aórtico no Brasil” refere-se ao tratamento da Estenose Aórtica, patologia prevalente entre os idosos, através do implante de válvula pelo cateterismo, dispensando a necessidade de cirurgia. Indicado aos pacientes que possuem alto risco de cirurgia. A SBHCI pleita a incorporação do sistema.
A National Library of Medicine é a maior biblioteca de medicina do mundo, coordenando integrantes da Rede Nacional de Bibliotecas de Medicina, fornecendo acesso a informações, pesquisas e artigos da área médica para todo país.
A publicação, que reúne informações e a história da SBHCI levantadas no Projeto Memória, está disponível online e pode ser acessado no seguinte link http://www.youblisher.com/p/1153056-Livro-SBHCI/