A Fapesp e a Glaxo SmithKline Brasil (GSK) anunciaram uma chamada de propostas com o objetivo de estabelecer um Centro de Excelência em Pesquisa Básica Orientada, no formato Centro de Pesquisa em Engenharia da Fapesp e no âmbito do acordo de cooperação assinado entre as instituições.
O centro almeja estimular o avanço da pesquisa básica e o potencial desenvolvimento de fármacos que possam responder a necessidades médicas não atendidas. Serão aplicados recursos para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de doenças respiratórias, doenças metabólicas, imunologia-inflamação e antibacterianos-antivirais.
O centro selecionado deverá explorar as sinergias e complementaridades entre os seguintes tópicos, nos temas de interesse da chamada de propostas: realizar ciência e pesquisa de classe mundial na fronteira do conhecimento básico ou aplicado, buscando impacto econômico e social por meio da inovação; transferir tecnologia para a GSK e para a sociedade, incluindo setores corporativos, governamentais e/ou públicos; interagir com o sistema educacional, especialmente nos níveis dos ensinos fundamental e médio.
Fapesp e GSK reservarão, cada uma, até US$ 750 mil anuais para a implementação do Centro selecionado na chamada de propostas. O tempo máximo de financiamento será de dez anos, com suporte total de até US$ 15 milhões.
O prazo de submissão vai até dia 27 de fevereiro de 2015, e pode ser feita (em inglês) no site da Fapesp.