A SulAmérica lançou um canal de interação com os cerca de 22 mil prestadores de serviços médicos credenciados. O aplicativo tem como principal finalidade apoiar médicos, clínicas, hospitais e laboratórios na gestão das informações que trocam com a operadora.
O recurso já está adequado ao padrão TISS (Troca de Informação em Saúde Suplementar), mais recente, ou seja, a versão 3.02. Lançado no início de maio, o aplicativo permite a visualização e emissão diária de relatórios de faturamento e glosas (documento de comprovação de procedimentos já realizados, enviado à seguradora), o que possibilita à rede de serviços médicos controle e recuperação mais rápida das glosas aplicadas.
Segundo Marco Antunes, vice-presidente de operações da SulAmérica, o prestador poderá introduzir mais rapidamente ações preventivas para redução de falhas que refletem no faturamento. Assim, o serviço médico pode complementar as informações para a companhia o mais rápido possível, agilizando processos, reduzindo erros e tornando a relação mais transparente.
O acesso ao aplicativo pode ser feito por meio do Portal Saúde Online (espaço restrito do portal institucional) e por web service (comunicação direta entre operadora e rede, sem intermediações). Segundo Antunes, os meios reduzem custos com emissão e armazenamento de papel e o tempo de retorno à rede de serviços médicos, dispensando o processo manual com envio da documentação que levava até 10 dias.