Proporcionar ao paciente o controle e o fácil acesso a seus dados de saúde, incluindo resultados de exames. Esta é a proposta do SaúdeControle, empresa de arquivamento e gestão do histórico médico digital, que está no mercado desde janeiro deste ano. Como o serviço é armazenado na Nuvem (cloud computing), o paciente consegue unir em um só ambiente as informações geradas por ele próprio ou vindas de prestadores que efetuaram o download do aplicativo - como médicos, hospitais, clínicas, laboratórios, administradoras e planos de saúde.
Até agora, o serviço já teve 5 mil downloads, contemplando os 10 maiores laboratórios existentes no País. De acordo com o CEO e fundador da empresa, Phelipe Spielmann, ao longo do ano serão inseridos os hospitais.
Ambição
Segundo Spielmann, a missão da companhia é que todos os pacientes tenham acesso a todos os dados relativos a sua saúde a qualquer hora e lugar, por meio de login de senha. A meta para este primeiro ano é atingir cerca de 300 mil vidas e faturar em torno de R$ 13 milhões.
A plataforma possui tecnologia de robôs que simulam ser o usuário, por meio do login e senha fornecidos pelo próprio laboratório, para extrair os resultados, que ficam armazenados automaticamente na conta desse usuário, explicou Spielmann.
Na ficha clínica, disponível na ferramenta, é possível inserir informações sobre: dores crônicas, cardio circulatório (pressão arterial, marcapasso, cirurgias, etc), sintomas neurológicos (AVC, convulsão, aneurisma, etc), odontológico (se tem problema com anestesia, cicatrização, hemorragia, etc), infecções, psicológico (tratamentos, medicamentos, etc), entre outros.
Algumas características foram destacadas como diferenciais de mercado pelo CEO, dentre elas, estão: sincronismo automático nas três plataformas (Android, iOS e desktop); dados ficam disponíveis off line; possibilidade de incluir dados de dependentes; preenchimento único da Ficha Clínica pelo paciente, com a possibilidade de interface com os médicos do usuário para o preenchimento das informações mais detalhadas etc