O anúncio do novo pacote da Apple para desenvolvedores de dispositivos de mHealth, feito em junho, teve grande repercussão por parte da imprensa, dos amantes de tecnologia e dos profissionais de saúde. No mesmo comunicado que apresentou o Healthkit, foi mostrado também o Health app, que permite que os usuários guardem dados de saúde e fitness em seu iPhone.
As novas ferramentas de mHealth fazem parte do novo sistema operacional lançado pela empresa, o iOS 8, que teve uma nova atualização lançada semana passada, chamada de beta 5. A última plataforma, denominada MySpirooIn, trouxe novas ferramentas relacionadas à saúde.
A atualização mais importante feita para o novo iOS é o suporte para dados de espirometria, um exame que auxilia no diagnóstico algumas doenças pulmonares, como a asma, por exemplo, medindo a quantidade ou a velocidade do ar inalado ou exalado pela pessoa.
Atualmente, não existem espirômetros conectados a smartphones no mercado. Porém, algumas companhias de mHealth estão trabalhando na tecnologia. É o caso da MySpiroo, que lançou um protótipo de um produto, a Respi, que está trabalhando também em um espirômetro, e a Breathometer, um dispositivo de bafômetro que pode ainda entrar no segmento.
Outras atualizações ligadas à mHealth também foram realizadas, como a criação de um novo item para dados de saúde, uma opção de exportação de informações e um novo painel de saúde nas configurações de privacidade. O usuário agora também poderá optar por colocar seus dados médicos na tela de segurança, para que eles possam ser vistos por socorristas e equipes de emergência sem precisar desbloquear o celular.
Esse é mais um indicador de que a Apple está entrando de cabeça no segmento da mHealth. Segundo o site VentureBeat, ainda podemos esperar mais uma atualização do sistema beta antes do lançamento oficial do iOS 8. Porém, no ritmo que a empresa está nos apresentado ferramentas, podemos esperar mais modificações e lançamentos pertinentes da Apple para os desenvolvedores de aplicativos de saúde.