faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

6 Corridas que Você Nunca Imaginou em Paraolimpíadas

Uma Olimpíada disputada por exoesqueletos, próteses robóticas, bicicletas estimuladas por eletricidade e muito mais. Veja o potencial de iniciativas como o Cybathlon.

Confesso que uma das minhas paixões dentro da tecnologia é o exoesqueleto e as próteses robóticas. Não é por menos, são capazes de gerar um alto impacto na saúde dos pacientes, tanto mental quanto físico, e ainda utilizam o que há de mais moderno nos estudos científicos e tecnologia para se tornarem realidade.

Em uma das minhas leituras diárias, um pouco antes da Copa 2014 começar, vi uma matéria impressionante no Singularity Hub: O Cybathlon 2016, um campeonato voltado a paratletas que utilizam algum tipo de prótese robótica, exoesqueleto ou cadeira de rodas.

Talvez você não fique tão impressionado por já ter visto uma paraolimpíada, mas pense que esportes, associados a tecnologia (como a fórmula 1), atraem atenção por alimentar nossa imaginação, imagine então se trouxer benefícios diretos à saúde. Além disso, pesquisadores e cientistas gostam de fazer testes e competir constantemente (vide Guerras de Robôs), pois essas são maneiras de evoluir suas invenções e teorias. Se mesmo assim não te convenci, assista ao vídeo abaixo, com um certo ar de Tron:

[youtube]http://youtu.be/vLHr99bp3VM[/youtube]

Se você leu até aqui e assistiu ao vídeo, é porque viu o potencial de desenvolvimento que iniciativas como essa trazem para o setor da robótica com suas próteses e exoesqueletos, então vamos entender as categorias em disputa:

Corrida de Interfaces Cérebro-Computador

Os “pilotos” – como são chamados os paratletas que conduzem os equipamentos – deverão disputar corridas de cavalos, ou carros, apenas com a mente. Com duração de 5 a 10 minutos, as corridas seguirão o formato de multi-câmeras da Formula 1 para deixar a ação ainda mais cativante ao público.

Corrida de Bicicletas estimuladas por eletricidade

Pilotos com lesão completa da medula espinhal serão equipados com dispositivos estimulados por impulsos elétricos produzidos pelo corpo. A corrida será como às de ciclismo nas olimpíadas, em um velódromo.

Corrida de Próteses robóticas

Categoria dedicada aos que sofreram de amputação em região transfemoral, os pilotos serão equipados com próteses e deverão completar o percurso repleto de obstáculos o mais rápido possível.

Corrida de Exoesqueletos

Esse grupo será formado por pilotos com lesão completa de medula torácica ou lombar. Assim como a categoria de próteses, o piloto no exoesqueleto deverá completar um percurso repleto de obstáculos.

Corrida de Cadeira de Rodas

Calma, não estamos falando de qualquer cadeira de rodas aqui. Com obstáculos complexos e um percurso bem irregular, esses pilotos e seus equipamentos irão ter de se provar bastante.

Corrida de Próteses de Braço

Embora não seja uma corrida propriamente dita, os pilotos irão disputar quem é o mais rápido a realizar um percurso com diversas tarefas que devem ser cumpridas com os dois braços e mãos.

Se você viu o NAO no Health 2.0 que realizamos no Hospital Sírio-Libanês ano passado, ou a abertura da Copa com Miguel Nicolelis e seu Exoesqueleto, sabe que a robótica na saúde ainda tem muito a evoluir. Iniciativas como essa surgem exatamente com esse objetivo, de através da competição, estimular o desenvolvimento.

E você? Ficou empolgado(a)?

TAG: Geral