faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Inovação em Saúde - L.V. Prasad Eye Institute (LVPEI), Hyderabad, Índia !

No dia 10 de Fevereiro de 2014, o EmpreenderSaúde foi visitar o L.V.Prasad Eye Insitute em Hyderabad (LVPEI), estado de Andra Pradesh, Índia.

Iniciado há 25 anos pelo Dr. G. N Rao, o Instituto se tornou uma referência em formação, tratamento e pesquisa em oftalmologia. Dr. G. Rao iniciou sua formação em Nova Déli, realizou sua residência médica nos Estados Unidos e foi durante 12 anos professor na Universidade de Rochester. Seu desejo de servir aos pobres coincidiu com o do produtor de filmes L.V. Prasad, que queria apoiar um projeto focado na melhora da visão. L.V. Prasad doou cinco acres em uma área nobre de Hyderabad, além de USD 1 milhão para que Rao iniciasse o hospital. Com doações pessoais do Dr. Rao e de outros americanos, o hospital iniciou suas atividades em 1987.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=-DB2ojQuAF0]

Vídeo: Celebração dos 25 anos do LVPEI

O objetivo do LVPEI é ser um líder em combate à cegueira global através do impacto direto atendendo pacientes e indireto através do treinamento que fornece aos profissionais de saúde.

LV Prasad

 Foto: Dr. Raja, Chefe de Pesquisa Clínica LVPEI, mostrando a distribuição das unidades do LVPEI

De acordo com Dr. Steven Roy, que foi diretor do LVPEI: "Dr. Rao voltou dos Estados Unidos com uma visão muito clara, construir um hospital de excelência num mar de mediocridade ou pior. Uma Instituiçao e não somente um hospital. Um que seria acima das recorrentes práticas corruptas, acima da "bom o suficiente". Porquê ele queria nada, além do melhor - os melhores equipamentos, os melhores médicos, a Instituição mais limpa; muito diferente dos padrões locais. E não somente a limpeza, mas sem labirintos, sem multidão, sem lotação, com trabalhos contemporâneos de arte e doutores imaculadamente vestidos. Sua tradicional gravata borboleta dava o tom, pois este não era um hospital qualquer".

IMG_6848

Foto: Hierarquização de atendimento do LVPEI

Todos no Instituto trabalham de segunda à sábado, das 07 às 18 horas, no mínimo e cerca de 50% dos pacientes são atendidos gratuitamente, pois os pacientes pagantes subsidiam o tratamento dos pacientes gratuitos. Tal como uma linha aérea há diversas diferentes opções de conforto para os pacientes pagantes, indo da Exclusive à Premium, que dá direito a uma acomodação que mais se assemelha a uma suíte presidencial. Mas em todos os casos, o médico que trata os pacientes é o mesmo e  a qualidade técnica do atendimento médico é a mesma.

Desde sua fundação mais de 07 milhões de pacientes já foram atendidos e mais de 600 mil cirurgias realizadas, sendo que as cirurgias complexas são onde o L.V. Prasad se diferencia da competição, que aumentou muito nos últimos anos, com a melhora de renda da população e maiores facilidades financeiras para que oftalmologistas montem seu próprio consultório, como financiamentos fornecidos por bancos.

O hospital utiliza uma hierarquia de atendimento para os seus pacientes, muito semelhante ao que observamos na hierarquização do nosso Sistema Único de Saúde, SUS, tendo desenvolvido unidades de atendimento em nível primário, secundário e terciário, sendo o seu centro de maior complexidade chamado de Centro de Excelência e localizado em sua sede em Hyderabad. Em seu centro de excelência, a Instituição conta com 35 oftalmologistas, que dividem seu tempo entre ensino, assistência e pesquisa.

LVPEI Store

Foto: Ótica para pacientes gratuitos, onde uma armação custa USD 3 ou Rs 180

Em Janeiro de 2014, a instituição inaugurou a sua 100 unidade de atendimento primário, possuindo 09 unidades de atendimento secundário, sempre contratando e formando mão de obra local para trabalhar na sua organização. Estas unidades primárias são 80% auto-suficientes e o objetivo é que estas sejam completamente auto-suficientes, a fim de poder apoiar o seu contínuo crescimento. Estas unidades são importantes porquê reduzem o custo de deslocamento do paciente e faz com que a Instituição tenha pontos de contato com potenciais clientes numa área geográfica que vai muito além do Hospital em Hyderabad. Além disso, o hospital conta com três centros de atendimento terciário.

A organização não recebe nenhuma verba do governo e 90% dos pacientes são particulares, pois a penetração de seguro saúde na Índia é ainda mais baixa que no Brasil, de apenas cerca de 10%. Uma cirurgia de catarata na acomodação mais básica custa USD 250 para o paciente, mas custa USD 20 para a empresa, porém a mesma cirurgia pode custar até USD 2500, se o paciente optar pela acomodação premium.

Os profissionais de saúde são contratados para atender exclusivamente na Instituição e são assalariados, recebendo custeio para participar de um congresso nacional e um congresso internacional por ano. A instituição inaugurou há três anos residência médica, além de possuir muitos programas de fellowship. Um médico oftalmologista recém-ingresso na organização ganha cerca de USD 1.500 por mês  ou Rs 90.000,00 rúpias, por 50 horas de trabalho semanais divididas em ensino, pesquisa e assistência. Uma enfermeira iniciando carreira ganha Rs 12.000,00 ou USD 200. Logo, é comprensível que muitos profissionais de saúde migrem para outros países em busca de melhores salários.

A fim de manter seus profissionais atualizados, o hospital mantém convênios com centros de excelência em oftalmologia ao redor do mundo e estimula seus profissionais a participarem ativamente de programas de intercâmbio, sendo que mesmo os técnicos do nível primário de atendimento podem prosseguir suas carreiras e realizar programas de doutorado na Índia com complementação no exterior.

IMG_6859

 Foto: Dr. G. Rao, fundador do LVPEI e Fernando Cembranelli, EmpreenderSaúde MD.

A organização é o principal banco de olhos da Ásia e é completamente auto-suficiente para manter suas operações, necessitando de doações somente quando está realizando expansões. Atualmente, a organização está construindo um novo prédio, ao custo total de USD 1 milhão, já incluindo os equipamentos necessários para sua operação.

Alguns dos resultados do LVPEI:

• Serviu mais de  17 milhões de pessoas com mais de 50% dos serviços sem custo, a despeito da complexidade

• Proveu serviço direto para mais de 2000 vilas

• Treinou 13,250  professionais de saúde da Índia e exterior

• Concedeu 29 PhDs e publicou 1300 artigos de pesquisa

• Ajudou a rehabilitar mais de  1,00o,000 pessoas com baixão visão ou cegueira

• Recebeu mais de 43,000 doações de córnea  e transplantou mais de  22,750 córneas

•  Estabeleceu infra-estrutura permanente em 18 dos  23 distritos de Andhra Pradesh

• Ajudou a melhorar a infra-estrutura de saúde oftalmológica em 18 estados da Índia e em 16 países estrangeiros

O modelo de hierarquizacão de atendimento oftalmológico foi adotado pelo estado de Andra Pradesh, como uma referência para o atendimento oftalmológico na região e profissionais do mundo inteiro vêm ao hospital para realizar intercâmbio profissional.

TAG: Geral