Com o intuito de trazer uma melhor relação médico–paciente, o Medicinia foi fundado pelo Dr. Daniel Branco em 2012, após uma consultoria realizada para um fundo de venture capital. O empreendedor já possuía um espírito empreendedor desde a infância, no entanto, após a conclusão do curso de Medicina com residência em neurologia, um pós-doutorado em Harvard e um MBA na Wharton – onde o Warren Buffet estudou, decidiu se tornar um empreendedor profissional e fundou o Medicinia.
“A medicina, depois da revolução digital, está se modificando radicalmente, e não tem mais somente um caráter de provedor de conhecimento e tratamento, já que os meios digitais estão cada vez melhores para fazê-lo. Em vez disso, há a necessidade incorporar uma melhor humanização e entender o que o paciente deseja, não simplesmente uma imposição unilateral de informação como ainda acontece muitas vezes hoje em dia.” contou o fundador. Para atender a demanda de inovação no setor da saúde e para restaurar a humanização no tratamento, o Medicinia foi criado.
A startup desenvolve 3 tipos de produtos: o primeiro é uma plataforma para perguntas e respostas, em que o público em geral posta uma pergunta e os médicos as respondem. Como a postagem das perguntas é gratuita, aberta a todos e pode ocorrer de forma anônima, os usuários não comprometem a privacidade e conseguem obter respostas de alta qualidade, já que os médicos passam por screening para comprovar a completude da sua formação e uma análise das respostas pela própria equipe do Medicinia.
O segundo produto é também uma plataforma para perguntas e respostas mas neste caso um chat privado entre o paciente e o médico de consultório. Isso traz uma conectividade maior entre os dois lados e, portanto, melhor comunicação. O terceiro produto é uma plataforma para gerenciamento de tratamento em hospitais com times multidisciplinares, a fim de que os profissionais de diferentes campos consigam trabalhar em conjunto com menos barreiras burocráticas que atrapalham o seu desempenho e assim aumentar a qualidade no cuidado ao otimizar o fluxo de informações.
O Medicinia visa contribuir para melhorar o sistema de saúde através da melhoria da relação médico-paciente, trazendo a humanização e atenção de volta ao atendimento. O empoderamento dos pacientes (patient empowerment), especialmente depois da revolução digital, que traz um paciente mais informado pela internet, e mais ativo nas decisões de tratamento, requer uma abordagem que inclua o paciente e se preocupe mais com o bem-estar do mesmo – diferentemente da abordagem com foco na doença e que restringia as decisões apenas ao conhecimento técnico/evidência disponível. A Startup é um grande destaque na área de saúde nacional e com certeza ainda contribuirá com muitas disrupturas nessa área!
As duas startups que entrevistei essa semana abordam o mesmo problema de maneiras diferentes, a aclamada relação médico-paciente. Para saber como a Avelã está abordado o mesmo problema para revolucionar a saúde no Brasil, leia a entrevista da Avelã”