No dia 01 de Agosto de 2011, iniciei meu MBA em Fuqua, a escola de negócios da Duke University. Desde que conheci o Ricardo Betti, da MBA Empresarial, o MBA nos Estados Unidos passou a ser um sonho acalentado, porém difícil de ser alcançado. Em 2010, resolvi me dedicar intensamente a este objetivo e após realizar o GMAT duas vezes e escrever e rescrever os meus essays, tive o prazer de ser aceito em Fuqua, considerada uma das top 10 Escolas de Negócio dos Estados Unidos. A escola de negócios de Fuqua possui um programa de saúde muito reconhecido, o Healthcare Sector Management Program, que se tornou um dos programas de negócio em saúde mais respeitados dos mundo e que tem atraído um número crescente de estudantes internacionais interessados em atuar no setor.
Mudança de Ambiente
Duke, fica em Durham, cidade com 220,000 habitantes na Carolina do Norte. Na nossa chegada, no aeroporto de Raleigh-Durham ficamos surpresos com a preservação da natureza na área, bem como com as belas paisagens presentes na região.Uma das principais diferenças em relação às cidades brasileiras é que em Durham as auto-estradas constituem boa parte das vias da cidade, assim um carro passa a ser parte fundamental da sua vida.
Esqueça o futebol, aqui a paixão oficial é o basquete universitário e a rivalidade entre a Duke University e a University of North Carolina não deixa nada a dever para os clássicos do futebol brasileiro!
Diversidade
Cheguei em Durham, para realizar um programa de adaptação para estudantes estrangeiros, o Language Institute, e fiquei impressionado com a diversidade de nacionalidades presentes no MBA. A classe de 2014 possui estudantes de 49 nacionalidades diferentes, sendo que indianos e chineses constituem os maiores grupos, mas também temos 11 brasileiros, 04 uruguaios, 02 argentinos, 01 Grego, 01 Inglês, 15 sul-coreanos, entre tantas outras nacionalidades.
Integração
Na primeira semana de Agosto, realizamos a nossa integração, com diversas atividades em grupo destinadas a desenvolvermos o nosso espírito de equipe e criar identificação com as nossas Sections, os subgrupos com os quais teremos aulas juntos. Incrível perceber quantas famílias estão presentes no MBA e quantas crianças fazem parte desta comunidade!
Apoio
Como estamos longe das nossas famílias brasileiras, os nossos novos amigos brasileiros e internacionais passam a ser parte fundamental desta nova rede de apoio e duas palavras definem bem o nosso espírito (TEAM FUQUA), ou Time Fuqua, que resume o espírito de equipe e de apoio que caracteriza as nossas atitudes e atividades por aqui.
Estudo
Sem dúvida alguma, o MBA é uma fase que você vai estudar MUITO e que ler a matéria na véspera da prova simplesmente não funciona, porque aqui você tem que chegar para as aulas preparado, pois os professores esperam e contam com sue colaboração em sala de aula. Geralmente, antes de cada aula há três ou quatro textos para estudar e saber priorizar passa a ser uma atividade fundamental do MBA.
Oportunidades Profissionais
Impressionante como desde o primeiro dia do MBA há uma grande ênfase na recolocação profissional após o término do curso, com muitas empresas patrocinando os eventos iniciais do MBA, como a Semana de Apresentação. Nestas oportunidades dá para perceber como o MBA é consolidado nos Estados Unidos como um celeiro para os futuros líderes corporativos. (Foto: Deirdre Connelly, GlaxoSmithKline North America President)
Empreendedorismo
O Empreendedorismo é um tema em alta nas faculdades de negócio americanas e FUQUA tem interessantes oportunidades para aqueles interessados em empreender na área de saúde. Um dos programas mais reconhecidos é o Invention to Application, em que durante doze meses os alunos percorrem todas as etapas do desenvolvimento de uma idéia até a criação de uma empresa. Este programa têm apresentado resultados concretos nos últimos anos e é uma excelente oportunidade para alunos com perfil empreendedor.
Próximos Posts
Espero nos próximos posts, trazer mais sobre minha experiência numa Escola de Negócios Americana, a fim de contribuir com aqueles que pretendem perseguir este objetivo no futuro e esclarecer dúvidas referentes ao processo e a esta incrível experiência.
Fernando Cembranelli é médico pela Escola Paulista de Medicina, Residência em Administração Hospitalar pelo HCFMUSP, co-fundador do EmpreenderSaúde e está no primeiro ano do MBA de Fuqua, Escola de Negócios da Duke University.