Durante todo o evento os pesquisadores terão a oportunidade de debater com as equipes técnicas das três instituições e contribuir para a definição das linhas de pesquisas do edital PPSUS Redes. Além disso, será ministrada a palestra: “Desafios do SUS em Minas gerais: uma visão a luz dos instrumentos de gestão e da legislação vigente.”
O programa
O PPSUS é programa de incentivo à pesquisa, viabilizado por meio da parceria entre instâncias estaduais e federais de saúde e de ciência e tecnologia. O seu principal objetivo é financiar pesquisas referentes a temas considerados como prioridades para a saúde, cujas estratégias desenvolvidas sejam capazes de dar resposta aos principais problemas de saúde da população que necessitam do conhecimento científico para sua resolução.
A cada dois anos, um edital é lançado no Estado para financiamento de pesquisas conforme a temática definida para aquele período. Para o ano de 2012, foi definida a temática: Redes de Atenção à Saúde.
Pesquisa busca compreender comportamento de principio ativo em medicamentos
Em 2010, uma pesquisa realizada pelos professores do Departamento de Química da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) investigou manifestações das formas polifórmicas cristalinas de medicamentos utilizados na prevenção e tratamento de doenças crônico-degenerativas, como o Mal de Alzheimer e o Mal de Parkinson. A pesquisa teve como objetivo compreender melhor como surgem e como se comportam essas várias formas de reorganização da estrutura dos compostos e também descobrir outras novas variações.
Polimorfismo é uma palavra que vem do grego (poli = Vários e morfos = Forma) indica que as propriedades de um composto podem existir duas ou mais formas de arranjos sólidos, ou seja, uma substância possui a mesma constituição química, mas com propriedades diferentes. Um exemplo que pode ser citado é entre o diamante e o grafite. Naturalmente, ambos possuem a mesma composição química, no entanto, as moléculas são reorganizadas e acaba alterando as propriedades, tornando um em metal sólido, o diamante e o outro quebradiço, o grafite, mas os dois possuem a mesma composição química que é o carbono.
As substâncias usadas na fabricação de medicamentos podem sofrer variações em seu efeito ou perda total da sua eficácia por sofrer essas variações. Essa alteração no resultado do princípio ativo usado na fabricação de medicamentos, desperta grande interesse na indústria farmacêutica. Os resultados mostraram obtidos mostraram que é possível verificar a qualidade de medicamentos e matérias primas de fármacos por meio de um procedimento relativamente simples, de baixo custo e rápido. Durante o desenvolvimento da pesquisa outras enfermidades como: insuficiência cardíaca, hipertensão arterial, angina crônica, diabetes e a AIDS, passaram a ser alvo dos estudos.
SERVIÇO
Oficina de Prioridade Científica
Data: 27/04/2012
Local: Auditório Carlos Ribeiro Diniz, Rua Raul Pompéia, 101, São Pedro, Belo Horizonte.
Informações e confirmação de presença (31) 3280 2102 / (31) 3916 0684
flaviafaria@fapemig.br / helton.barros@saude.mg.gov.br