No dia 29 de Outubro, o EmpreenderSaúde promoveu o Workshop sobre Marketing Digital em Saúde. Nesta oportunidade, tivemos como palestrante Elis Forgerini, que durante dez anos atuou no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) como gestora de mídias sociais, Felipe Catão, gerente de multichannel da Abbvie, Luciana Holtz, do Instituto Oncoguia, entre outros grandes palestrantes.
O workshop foi excelente, mas sem dúvida os momentos mais interessantes vieram quando as organizações tiveram a oportunidade de demonstrar os vídeos que estavam colocando no YouTube.
O canal de YouTube do HIAE possuem mais de 12,900 assinantes, 919 vídeos sobre temas relacionados à saúde e à gestão do hospital como sua estrutura de humanização.
Um vídeo interessante que o hospital produziu foi sobre Trânsito Seguro, para o qual foi desenvolvido um game de carros, em que quanto mais a pessoa bebia, mais difícil se tornava dirigir, o que traz a conscientização dos riscos de dirigir embriagado. O vídeo que já foi visualizado por mais de 157,000 pessoas exemplifica claramente como é possível inovar na comunicação em saúde.
Um dos desafios para produzir vídeos no YouTube por prestadores de serviço é a rígida regulamentação do Conselho Federal de Medicina, como a rígida restrição dos pacientes mostrarem resultados antes e depois de um determinado procedimento, não poder dar um caráter comercial à comunicação por vídeo, nem mesmo deixar no site os prêmios não relacionados à qualidade que o hospital possui.
Já o Hospital A.C. Camargo que estava presente no evento compartilhou conosco os bastidores do ótimo vídeo da super fórmula, que desmistifica a quimioterapia para crianças, utilizando elementos do universo dos super-heróis. Uma publicitário da Argentina, que se mudou para o Brasil, buscou o hospital para realizar uma parceria tendo negociado previamente com a Warner. E assim, foi possível que a imagem destes fantásticos super-heróis fossem usados nos cases dos quimioterápicos e fosse criado um gibi para as crianças entenderem que aquela não era uma fórmula mágica.
Outro ótimo exemplo do Hospital A.C. Camargo é o coral dos pacientes que tiveram que retirar suas pregas vocais em função do cigarro. A idéia nasceu da fonoaudióloga que sugeria que ao invés de fazerem apenas exercícios individuais fosse criado um coral, a fim de trazer um aspecto lúdico e social à atividade.