Não são só as empresas brasileiras que estão sofrendo com os altos impostos do país. Nos Estados Unidos, tem sido comum, como estratégia empresarial, a prática de fusão entre empresas nacionais e internacionais para redução de impostos e, assim, maior lucro.
De acordo com um release divulgado pela Steris, a empresa Synergy Health será adquirida por eles em valores que chegam a $1,9 bilhão. A aquisição espera, em 2016, reduzir os impostos para 25% em vez dos 36% atuais.Steris tem base em Ohio, EUA, e Synergy no Reino Unido.
O grupo espera que a estrutura do negócio feito evite a armadilha das estratégias para redução de taxas nos EUA. A companhia que resulta da fusão terá base no Reino Unido e operação na locação de Ohio. Eles teriam mais de $2,6 bilhões em faturamento por ano, com presença em mais de 60 países e mais de 14 mil funcionários. Eles estão em planejamento há anos e só agora o negócio foi oficializado.
A Synergy oferece serviços terceirizados de esterilização para hospitais e fabricantes de medical devices, com quase 80% do faturamento vindo desses dois negócios. Eles tiveram $605 milhões de receita em 2014, com quase 6 mil empregados em 135 locais do mundo. Pelos últimos cinco anos, eles focaram em reforçar seu posicionamento no mercado europeu e no desenvolvimento da marca na Ásia e nas Américas. Na Inglaterra, um em cada cinco hospitais utilizam seus serviços.
No começo do ano, eles afirmaram esperar um crescimento de 10 a 20% em faturamento para o ano de 2014, devido a sua expansão internacional.
Já na Steris, cerca de 75% do seu faturamento de $1,9 bilhão veio de negócios feitos nos Estados Unidos. A nova empresa, também chamada de Steris, pretende aumentar seu faturamento e otimizar sua operação.
Além da estratégia empresarial, a Steris também verá um benefício nos impostos. Atualmente, eles pagam 36% de taxa de impostos e este valor será reduzido para 25%, o que é normal para empresas internacionais. “Não é uma taxa baixa no total, particularmente quando você assume que o negócio da Synergy é feito basicamente fora dos Estados Unidos. Então não estamos tomando posturas muito radicais, não estamos usando técnicas que o Departamento do Tesouro tem descrito como coisas que eles atacam.”, disse o CEO da Steris.
Os acionistas da Synergy receberão £4,39 em dinheiro e 0,4308 de uma ação na nova companhia por cada ação da Synergy. Os acionistas da Steris terão cerca de 70% da nova empresa, enquando os da Synergy, cerca de 30%.
A estratégia empresarial espera resultar em um total de economia em pagamento de impostos de, pelo menos, 30 milhões, com metade disso em 2016 e nos anos subsequentes. Isso será realizado pela junção da infraestrutura, pela eliminação de gastos públicos redundantes e pela melhoria dos processos.