Uma das causas para o alto custo da saúde no país é falta de integração e organização das informações médicas, fazendo com que, por exemplo, diagnósticos e tratamentos multidisciplinares de doenças crônicas fiquem pouco eficientes. A Prontmed busca contribuir para mudar essa realidade oferecendo ao médico uma solução tecnológica intuitiva, que o ajude na assistência ao paciente e nas pesquisas médicas em geral.
A Prontmed é uma empresa focada no desenvolvimento de prontuário médico eletrônico para hospitais e consultórios médicos (a primeira versão para endocrinologia já está em fase de teste com usuários) que atua nesse segmento há mais de 10 anos. A história da Prontmed começou na virada do milênio quando a Clínica de Reumatologia do HC-FMUSP manifestou interesse em um prontuário eletrônico que tivesse foco em auxiliar a organização dos dados médicos de paciente, que seriam posteriormente usados de forma estatística em pesquisas. Assim, após muitas interações de nossos analistas de sistema com médicos de várias especialidades, foi desenvolvido um prontuário eletrônico que facilita a organização de dados clínicos e, ainda, auxilia o médico na assistência a seus pacientes.
Hoje, após 10 anos de pesquisa e desenvolvimento, o prontuário médico eletrônico desenvolvido pela Prontmed é adotado por diversas especialidades do HC-FMUSP: são mais de mil médicos de diferentes especialidades que usam o sistema tanto para rotinas de atendimento quanto para a realização de pesquisa. Isso representa a superação de um dos maiores desafios para o sucesso de um prontuário eletrônico, que é justamente a adesão dos médicos. Nas Clínicas que adotaram o Prontmed no HC-FMUSP, o índice de adesão dos médicos ao sistema chega a 90%.
Uma das razões para a alta adesão dos médicos ao sistema é que o Prontmed foi construído dentro de uma visão médica, o que resultou numa seqüência de atendimento muito semelhante ao prontuário tradicional, com o benefício da organização e levantamento estatístico de dados clínicos. Isso foi possível, pois o prontuário eletrônico da Prontmed exige pouca digitação, pois reúne em etapas, bastante intuitivas para os médicos, protocolos parametrizados de atendimento para cada subespecialidade (ex: Lupus, Artrite Reumatóide, Asma, Diabetes, Mastologia, Úlcera péptica, entre outras). Isso, além de agilizar o atendimento médico, organiza dados muito relevantes para o avanço da medicina, pois facilita o cruzamento de dados e a realização de pesquisas científicas.
Assim, a partir de um longo trabalho foi desenvolvido um sistema de prontuário médico eletrônico que:
- Ajuda a organizar, comparar e analisar dados coletados em atendimento médico;
- Armazena e integra com segurança os dados de pacientes;
- Permiti que pessoas autorizadas acessem facilmente dados clínicos; e
- Facilita o fluxo de trabalho do médico e suas interações com os pacientes.
Isso, para a Prontmed, significa colocar as necessidades do médico, em sua relação com o paciente, em primeiro lugar, ao contrário de obrigá-lo a se adaptar a módulos de prontuários eletrônicos, normalmente pouco intuitivos, desenvolvidos no âmbito de grandes sistemas de gestão de informações que têm outras finalidades.
Atualmente, no Brasil, os maiores fornecedores de prontuário médico eletrônico são empresas que desenvolvem sistemas administrativos para hospitais e consultórios (ERP). Mas como mantêm o foco na administração institucional, normalmente os ERPs não conseguem atender as reais exigências dos médicos relativas a prontuários dos pacientes. Essa, talvez, seja uma das principais razões para o amplo uso de prontuários em papel no Brasil e em outros países.
Tendo em vista que, em muitas instituições médicas, os ERPs estão consolidados, a Prontmed oferece a opção de integrar seu prontuário a esses sistemas hospitalares, de forma a completar a tarefa de informatização naquilo que é essencial para o médico: o atendimento e o acompanhamento do paciente nas mais diversas etapas de um tratamento, dos casos mais simples aos mais complexos. Tudo isso sem interferir no fluxo normal de informações dos sistemas de gestão. Assim, por exemplo, é possível se conectar com dados cadastrais ou exames laboratoriais, que são integrados ao prontuário dos pacientes automaticamente dando uma visão cronológica numérica ou gráfica de sua evolução. Além disso, com a organização dos dados médico, é possível levantar informações, como, por exemplo: Quantos pacientes no hospital X são do sexo feminino, acima de 60 anos, fumantes, possuem artrite reumatóide e têm reação adversa a um medicamente Y?
Essas são apenas algumas das possibilidades oferecidas por um sistema de prontuário eletrônico focado nas reais necessidades do médico. Não se podem, no entanto, subestimar os desafios envolvidos na construção de um sistema que seja atrativo o bastante para levar o médico a abandonar voluntariamente o papel. E mostrar que isso é possível é um dos grandes objetivos da Prontmed.
[slideshare id=9864921&w=425&h=355&sc=no]