O SINDHOSP (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo), um dos sindicatos patronais mais importantes do país, comemora neste ano seu 80º aniversário e, para coroar as celebrações, lança o site Memória Saúde. O portal é dedicado à história de instituições privadas de saúde de São Paulo e é resultado de uma extensa pesquisa realizada por historiadores e especialistas coordenados por Josiane Roza de Oliveira, doutora em História das Ciências e da Saúde pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). O site almeja resgatar e divulgar acervos histórico-culturais significativos tanto para a categoria quanto para a população como um todo.
"O Projeto Memória Saúde surgiu da necessidade de se criar um trabalho de cooperação entre os associados e tem o objetivo de resgatar essa parte da história paulista relacionada as instituições, que são verdadeiros patrimônios da saúde", afirma Felipe Bueno, historiador e um dos pesquisadores envolvidos no levantamento do acervo.
Constituído por uma linha do tempo que se inicia nos anos 1930, o Memória Saúde permite que os visitantes naveguem pelos principais acontecimentos da história da saúde paulista e da trajetória do SINDHOSP. Na seção “Guia das Instituições”, por exemplo, é possível encontrar textos, vídeos e fotos de diferentes épocas que contam as histórias das primeiras 15 instituições associadas ao Sindicato. Durante as pesquisas, inclusive, os historiadores encontraram convergências entre os acontecimentos no estado e o movimento migratório para São Paulo na década de 30. "Para nós, foi uma surpresa identificar que as instituições fundadoras do sindicato têm relação direta com a história da imigração em São Paulo", diz Bueno.
Luiz Fernando Ferrari Neto, presidente em exercício do SINDHOSP, reflete sobre a importância do portal e observa que, por meio dessa iniciativa, é possível difundir esse conhecimento guardado. “Desenvolvemos essa iniciativa com o intuito de compartilhar com a população conhecimentos da área da saúde vinculados às instituições privadas, além da difusão para futuras pesquisas. O site estará em constante transformação, com a atualização periódica de fatos históricos e inclusão de novas instituições. Portanto, um projeto que começou com a história da saúde em São Paulo pode se estender ao Brasil”, completa ele.
O projeto se mostra ainda mais relevante em um momento em que a importância de preservar e manter viva e pública a história do país é evidenciada – sobretudo pensando nos incêndios que acometeram o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, e, mais recentemente, o Museu Nacional, no Rio de Janeiro.
Aqueles que tiverem interesse em contribuir com o projeto podem entrar em contato com os administradores do portal pelo e-mail contato@memoriasaude.org.br.