Caros Amigos,
Neste post, reproduzo parte de uma entrevista concedida ao FGV CENN por Romero Rodrigues, um dos fundadores do Buscapé, que foi vendido recentemente por US$ 300 milhões. Um empreendimento que nasceu durante a graduação na Poli, em longas noites mal dormidas. Após 12 anos, o Buscapé é uma marca líder no mercado nacional, já tendo iniciado sua expansão para a América Latina.
Um exemplo de audácia e persistência, que nos exemplifica como é possível começar um empreendimento sem nenhuma facilidade aparente ou experiência prévia.
Atenciosamente,
Fernando Cembranelli
Equipe Empreender Saúde
“Empreendedorismo é sonhar com alguma coisa, visualizar esse sonho e perceber que você pode realizar aquilo. E perceber que aquilo vai mudar de alguma forma, por mais singela que seja, a maneira como as pessoas vivem.(…) Acho que tudo se resume a alimentar um sonho com paixão. Não faz sentido investir tempo e dinheiro em algo pelo qual você não seja apaixonado.
“O empreendedor de verdade não está atrás de dinheiro. Ele está atrás de um sonho, faz isso por tesão. E o meu tesão não acabou. Ainda tenho muita coisa pra fazer tem muita oportunidade rolando. Está muito gostoso. Vou parar por quê? Se eu tivesse vendido a empresa 100% e saído do negócio, eu teria dois problemas: onde investir o dinheiro e o que fazer com o meu tempo. (…) Quanto ao tempo, eu gosto de fazer o que faço.”
“Ao longo de nossa trajetória, tivemos cinco fases bem marcantes. A primeira era quando ninguém tinha a menor idéia do que estávamos fazendo. A segunda foi no auge da web em 99, quando todo mundo aparecia em coluna social.
A terceira foi da bolha, depressão total. Em 94, com o IPO do Google, as pessoas perceberam que era um Mercado normal, que estava se consolidando. E agora começamos outra fase, de realização pessoal, com a história da Naspers, que jogou mais oxigênio no aquário.”
“Tudo na vida é um balanço, um trade off. No caso do empreendedor os elementos desse equiíbrio são o sucesso e o risco. Quando alguém te chamar de louco, você está no caminho certo. Se alguém no meu time fala que algo é impossível eu adoro abrir esse impossível. IMPOSSÏVEL é a palavra que guarda mais oportunidades e sucesso dentro dela. Então se você escutar que algo é impossível, ou te chamarem de louco, você está no caminho certo"