Sempre gostei de super heróis, especialmente os super heróis com características humanas, como super-homem, que apesar dos enormes desafios, sua força sempre prevalecia no final. E como desejei por anos a fio, que super-heróis existissem de verdade! Pois é, ao ver a atual situação do Brasil, a impressão que dá é que o mal está vencendo e que as forças do bem estão sendo lentamente engolidas pela escuridão. Cadê nossos super heróis ?
Enquanto a nossa saúde pública piora, com redução de orçamento, falta de materiais, investimentos cancelados. Nossa saúde privada encontra-se igualmente doente, com custos em alta, redução da população coberta por planos de saúde e quebra de grandes planos, como a Unimed Paulistana.
Em alguns hospitais universitários de São Paulo, o corte de recursos chega a 30% e quem mais sofre com essa situação é a população. Cada vez mais, os 35% que pagamos de impostos não garantem acesso àquilo que nos é de direito, saúde, segurança, educação. É triste ver a degradação dos cursos de medicina de faculdades públicas, que sofrem com a perda constante de qualidade. Não é sem motivo que o Hospital Israelita Albert Einstein lançou seu próprio curso de medicina.
Do ponto de vista fiscal, teremos um déficit acima de R$100 bilhões, dívida pública chegando a 70% do PIB e 8% do PIB gasto com juros, que vergonha! Quanta pobreza!
Ao invés de investir, os empresários estão conjugando o verbo demitir e muitos estão conjugando este verbo toda semana. Tenho certeza que faço o que amo, mas amar não bastará, é necessário redimensionar, cortar, ser cada vez mais lean. Só os negócios excelentes sobreviverão!
O que podemos esperar para o futuro? Infelizmente a continuidade da tríade maldita: juros altos, desemprego e inflação serão predominantes em 2016, com a alta do dólar dando uma ajuda especial para contaminar a inflação de toda a cadeia.
Enfim, quando você tem uma presidente que mais parece a rainha de copas de Alice no País das Maravilhas e quando você tem um ex-presidente que lembra Sauron do Senhor dos Anéis fica claro que estamos ameaçados e é necessário um novo pacto social para reverter a corrente situação.
Foto: Rainha de Copas (Alice no País das Maravilhas)
Foto: Sauron (Senhor dos Anéis)
Não é aceitável, que políticos comprovadamente corruptos continuem ocupando cargos de direção, nem que políticos em investigação não sejam cassados por arranjos políticos, o Brasil é um país maravilhoso, mas chegou a hora de de saber diferenciar o que é certo e o que é errado. Também é péssimo que a cada semana, jornalistas que sejam críticos ao governo, sejam demitidos de grandes veículos como Veja e TV Globo. Frente à esta situação que o Brasil possa encontrar urgentemente seus super-heróis!
Gostou deste artigo? Críticas ou sugestões ? Mande um e-mail para fernando@livehcm.com