faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

PET-CT é incluído na tabela do SUS

Incorporação da tecnologia na rede pública foi publicada em abril, mas ainda estava ausente da tabela de remuneração

Portaria do Ministério da Saúde publicada nesta terça-feira (2) no Diário Oficial da União inclui na tabela de procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a tomografia por emissão de pósitrons (PET-CT). A portaria entra em vigor a partir da publicação.

A incorporação da tecnologia na rede pública foi publicada no mesmo Diário Oficial em abril, sendo que o prazo estabelecido para início do oferecimento venceu em outubro. Apesar disso, por falta de inclusão na tabela do SUS, o procedimento não estava sendo prescrito pelos médicos.

Desenvolvido pela medicina nuclear, o exame, popularmente conhecido por PET Scan, é uma técnica de diagnóstico por imagens que usa marcadores radioativos para detectar processos bioquímicos nos tecidos do corpo humano. Ainda segundo a pasta, a PET-CT fornece imagens da função e do metabolismo corporais e, dessa forma, é capaz de demonstrar alterações bioquímicas mesmo onde antes não existia uma anormalidade estrutural evidente.