Não tem como ignorar os avanços tecnológicos promovidos pela área da saúde. Segundo a pesquisa “Tendências para o setor global de saúde 2019: Definindo o futuro”, a mais recente na área da saúde desenvolvida pela Deloitte, a solução para dar conta da crescente demanda de pacientes e ser mais assertivo nos diagnósticos pode estar na tecnologia. Pelo menos é o que conclui o estudo que traça um panorama do setor de saúde global e explora os principais desafios a serem superados para alcançar esse objetivo, bem como as questões que impactam diretamente os que atuam na área.
Profissionais da área têm se empenhado para vislumbrar um futuro em que tecnologias digitais ajudem a fomentar novos negócios e modelos de assistência médica. O objetivo é construir um cenário mais acessível e sustentável.
Ainda segundo o estudo, nos últimos anos, os gastos com saúde foram impulsionados por conta do envelhecimento e o crescimento das populações, desenvolvimento da expansão do mercado, avanços clínicos e tecnológicos e aumento dos custos trabalhistas. Além disso, espera-se que a tendência em direção à atenção universal à saúde continue, com mais países expandindo ou aprofundando seus sistemas públicos de saúde para reduzir as despesas particulares.
A pesquisa mostra que se a área da saúde recebesse mais investimento e atenção, as questões-chaves que atrapalham o desenvolvimento poderiam agilizar processos e reduzir custos. A análise sugere desenvolver sustentabilidade financeira em um cenário incerto, com o surgimento de práticas médicas personalizadas aliadas à utilização de tecnologias, adoção de procedimentos inovadores que respondam às frequentes variações do setor, além de reduzir custos e melhorar a qualidade e o acesso a esses mecanismos, além de investimento em inovação e no meio digital para priorizar a modernização do ambiente por meio de novas tecnologias como inteligência artificial, robótica, para permitir a expansão além do tradicional.
Além disso, é sugerido que líderes deste setor aproveitem as oportunidades trazidas pela tecnologia para lidar com os desafios de talentos que podem solucionar a carência de profissionais e criar novos alicerces para um futuro sustentável.
Também é fundamental atender às necessidades e expectativas dos consumidores. Vale a pena planejar atividades tendo como base as preferências dos pacientes para desenvolver estratégias mais certeiras, que auxiliam os consumidores em suas decisões em relação à saúde.