faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O que a saúde deveria apreender com a IBM?

A gigante de tecnologia IBM sofria uma grande crise interna no final da década de 80 e no começo da década de 90. A sua estratégia com foco em produtos ao invés de consumidores se esgotava pela mudança de mercado e competição.

A gigante de tecnologia IBM sofria uma grande crise interna no final da década de 80 e no começo da década de 90. A sua estratégia com foco em produtos ao invés de consumidores se esgotava pela mudança de mercado e competição.

A modificação que levou a IBM a tornar focado em consumidor e serviços, apesar de conflituosa dentro da empresa, fez com que ele se tornasse uma referência de transição no modelo de negócio para uma corporação e incorporou as necessidades e demandas do mundo atual.

O fato é que, algumas características que se adotavam anteriormente para a produção, com intenso foco em produção não faz mais sentido, pois a tecnologia da informação, globalização e o acesso à informação se modificou no decorrer do tempo.

Devemos pensar, como empreendedor ou empresário na área de saúde, não em focar em produção por si mas no entendimento do consumidor, o que valorizam e como podemos surpreendê-los.

A IBM se tornou um provedor de soluções de tecnologia, recomendando a melhor opção de acordo com o contexto das empresas e oferecendo o seu expertise em forma de informação e conhecimento, muito mais difícil de se tornar um commodity.

Conhecer, armazenar e analisar as informações do consumidor é um passo importante que o marketing atual demanda, principalmente entender o comprador como pessoa, não mais como números.

Algumas empresas, tem um modelo de negócio com maior foco em excelência na operação ou superioridade de performance, como o Walmart e Apple, respectivamente. No entanto, mesmo estas empresas estão utilizando uma estratégia de marketing que aumenta o grau de interação com o usuário sem minar as suas características.

A incorporação de valor para os consumidores é importante para cativá-lo e conseguir oferecer valor constantemente. Esqueça a antiga estratégia de “coloque no mercado e espere que seus clientes o encontre”. Hoje, o profissional de marketing de qualquer setor, deve ser capaz de chegar ao máximo de detalhes sobre seu cliente, para entender suas angustias, desejos e outros, a fim de alinhar o discurso da empresa e se conectar com os valores desse consumidor.

[youtube]http://youtu.be/xkxvEz6qxnw[/youtube]

TAG: Geral