Como otimizar o relacionamento entre o médico e paciente?– foi dessa pergunta que surgiu a ideia da Avelã.me. A startup, fundada por Alexandre Tomioka e Felipe Ruiz, está transformando a relação entre o profissional e o paciente com o seu sistema de gestão inovador ! Mais do que uma simples plataforma de gerenciamento por tabelas e dados numéricos, a Avelã quer ser uma plataforma em que o relacionamento entre os profissionais de saúde e os pacientes seja posto em primeiro lugar. Os empreendedores enxergaram esta necessidade através de diversos contatos com os médicos e decidiram aplicar o seu conhecimento em publicidade e marketing, adquiridos na ESPM, para impactar a saúde !
Ruiz nos explicou que há 2 tipos de maneiras de lidar com o relacionamento: através do marketing de relacionamento e através de compliance, este último envolvendo questões de engajamento do paciente aos tratamentos. “O objetivo de ambos é gerar uma preocupação maior com a própria saúde. O real desejo do marketing é atender as necessidades das pessoas e as conscientizar dos benefícios.” nos contou o sócio-fundador, e são através de dois programas que a Avelã tenta se tornar uma referencia no assunto:
O primeiro é o Avelã Elo. É uma plataforma de relacionamento que permite uma contínua observação e comunicação dos médicos com os pacientes através de SMS e e-mails. Com mensagens sobre consulta, pós-consulta, acompanhamento e retorno (e também datas importantes para a pessoa tal como o aniversário), tem o foco no marketing de relacionamento ao criar um mecanismo de fidelização do paciente com o médico e com o tratamento proposto. Uma das grandes vantagens que o programa propõe é reduzir drasticamente a falta em consultas e gerar um compromisso maior do paciente com a sua saúde. Em breve será incorporado a emissão de mensagens relacionadas aos procedimentos e explicação, já entrando no campo de compliance.
O segundo é o Avelã Bio. É uma plataforma que permite aos médicos organizarem em um só lugar os dados sobre si mesmo como o currículo e o endereço, servindo como um cartão de visita. O serviço naturalmente não é uma base de propaganda, mas sim uma plataforma digital das informações básicas do médico, a fim de facilitar a busca digital dos pacientes por um profissional de saúde.
Esta plataforma está aberta somente para as associações com parceria, sendo estas atualmente a Sociedade Brasileira de Urologia e a Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínica e Cirúrgica. A parceria é gratuita e é a resposta que o Alexandre e o Felipe encontraram para a falta de digitalização de informação dos profissionais de saúde. Com essas plataformas e conseguintes novidades a Avelã promete conectar mais ainda os médicos aos seus pacientes.
O Alexandre e o Felipe nos contaram que enxergam grandes oportunidades em mobile health, isto porque muitas startups na área da saúde encontram barreiras legais tais como a Anvisa e FDA para a aprovação de seus produtos e as inovações não chegam rapidamente ao mercado. Deste modo, ainda estão por vir diversas novidades no futuro que visam aproveitar estas oportunidades. As dicas que os does fundadores deixaram para os empreendedores é de que é necessário uma grande resiliência para enfrentar os obstáculos que naturalmente surgem, inclusive as questões burocráticas no Brasil. Já com um plano de negócio consolidado e sustentável por si só, a Avelã com certeza trará muitas novidades ao mercado de saúde !
As duas startups que entrevistei essa semana abordam o mesmo problema de maneiras diferentes, a aclamada relação médico-paciente. Para saber como a Medicinia está abordado o mesmo problema para revolucionar a saúde no Brasil, leia a entrevista do Medicinia”