Foi inaugurado nesta terça-feira (1º) pelo governo paulista o Centro de Referência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital das Clínicas, na capital paulista. O complexo também ganhou nova UTI para ampliar internações, serviço de mamografia digital e uma clínica de obstetrícia modernizada.
O conjunto de inaugurações contou com investimentos de R$ 16,8 milhões. Segundo o governador Geraldo Alckmin, a prioridade dos investimentos estaduais vem sendo dada aos hospitais universitários, porque atendem casos de alta complexidade gratuitamente, fazem pesquisa e formam recursos humanos.
Com o investimento, o Centro de Referência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica vai duplicar a capacidade de procedimentos para redução do estômago. Já com a inauguração da nova Clínica Obstétrica, no Instituto Central, espera-se mais qualidade assistencial, eficácia dos serviços, comodidade e conforto às gestantes.
As novas instalações do Serviço de Mamografia do Instituto de Radiologia também foram beneficiadas com os investimentos. O espaço ganhou cinco salas de exames, com dois ultrassons, dois mamógrafos digitais e uma mesa para exterotaxia dedicada à biópsia da mama.
Já a nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva) vai aumentar em 75% o número de atendimentos para pacientes portadores de doenças do aparelho digestivo e transplantados.