Quem visitar a Hospitalar 2019 poderá notar a presença de empresas francesas especializadas no setor da saúde. Isso porque a Business France, braço comercial da Missão Diplomática Francesa no Brasil, selecionou dez empresas para expor no Pavilhão Francês, que estará localizado na Rua 16 – 150, durante o evento, que acontece entre os dias 21 a 24 de maio, no Expo Center Norte
As empresas foram selecionadas para expor na feira, de acordo com o órgão do governo francês, porque representam o “crème de la crème” e são símbolo dos últimos avanços do conhecimento francês no setor de saúde. Além disso, o grupo selecionado também cobre uma ampla variedade dos diferentes setores relacionados à saúde.
São empresas como a Kinvent, que fornece soluções biomecânicas de fisioterapia, e a Sterigerms e Bertin Medical Waste, ambas especializadas no tratamento de resíduos de serviços de saúde.
O setor de higienização hospitalar será representado pela Laboratoires Anios, enquanto implantes ortopédicos estarão presentes com a Lape Medical e os implantes digestivos e urológicos com a Microval.
Na parte de exames e testes, a Quantel Medical marca presença com novidades em lasers e ultrassom; testes rápidos e diagnóstico in vitro serão representados pela Biosynex; e acessórios de diagnóstico por imagem poderão ser visualizados junto à EDM Imaging.
Por fim, a Cair LGL, fornecedora de dispositivos e insumos hospitalares variados, também estará presente no pavilhão.
De acordo com Maria-Dulce Osinski, Chefe do Departamento de Lifestyle e Saúde da Business France Brasil, boa parte das empresas que estão expondo no Pavilhão Francês da Hospitalar estão em busca de parceiros comerciais. A equipe da Business France estará à inteira disposição das empresas brasileiras para auxiliá-las nas trocas com os expositores franceses.
Confira a entrevista com Maria-Dulce Osinski para o blog da Hospitalar sobre as expectativas das empresas e o que poderá ser visto na feira.
Hospitalar: Quais são os vínculos e complementaridades entre os mercados brasileiro e francês de saúde?
Maria-Dulce Osinski: O Brasil é o oitavo mercado mundial de saúde e conta com players de grande importância (hospitais, seguros de saúde, empresas de home care, etc.), a cada dia mais exigentes.
As empresas brasileiras de dispositivos médicos, soluções hospitalares diversas, tecnologias aplicadas à saúde ou de medicamentos buscam responder às altas exigências do mercado nacional. Para isso, muitas vezes, testemunhamos parcerias entre brasileiros e franceses para adequar a oferta nacional aos imperativos de seus clientes.
Podemos citar aqui o exemplo da empresa francesa 2PS, que abriu sua filial no Brasil em 2018, em parceria com um fabricante brasileiro.
A 2PS (Projection Plasma Système) é especializada em revestimentos de plasma biocompatíveis para implantes ortopédicos há mais de 30 anos. Esse tipo de revestimento, feito de ossos artificiais, permite um melhor desenvolvimento ossuário, uma vez implantada a prótese no corpo. A parceria tecnológica franco-brasileira permitiu ao fabricante nacional elevar a gama de seus implantes comercializados tanto no Brasil, como na América Latina.
H: Qual é a importância da Hospitalar para as empresas francesas?
MDO: A Hospitalar é o "rendez-vous", ponto de encontro imperdível para todas as empresas francesas que querem se desenvolver comercialmente, não só no Brasil, mas também em toda a América Latina.
Trata-se do evento de maior importância para a identificação de distribuidores especializados da América do Sul (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Peru, Uruguai), bem como de clientes de destaque nestes mercados.
É também uma oportunidade para que as empresas francesas, já presentes no Brasil e na América latina, reforcem seus laços com seus clientes e distribuidores locais.
H: O que se pode esperar da presença institucional da França nos congressos da Hospitalar?
MDO: Desde 2016, a França participa dos congressos que ocorrem paralelamente à feira através de representantes do Ministério da Saúde da França e experts do setor privado francês.
Este ano, como na edição de 2018, contaremos com a presença do Dr. Jean-Patrick Lajonchère, "Embaixador" do know-how francês no setor da Saúde, junto ao Ministério de Relações Exteriores da França, e Diretor-Presidente do Grupo Hospitalar Paris-Saint Joseph.
Ele participará como palestrante no Congresso de Hotelaria e Facilities Hospitalar para discutir sobre a importância da experiência do paciente na sua jornada de saúde. Nesta ocasião, ele apresentará maneiras de lidar com a satisfação das demandas ambientais, no meio hospitalar, apresentadas pelos pacientes na França.
Legenda foto: Maria Dulce e Anahid Ilias