, Dishman combina sua experiência e seu conhecimento como um dos principais especialistas em tecnologia médica, para sugerir algumas idéias ousadas para reinventar o sistema de saúde ao colocar o paciente como o centro da equipe médica.
Eric demonstra ao vivo no palco, o que poderia ser um exemplo de revolução do sistema de saúde que hoje depende de modelos demasiadamente caros envolvendo hospitais, equipes gigantescas, especialistas, clínicas e pacientes passivos que simplesmente aceitam e não questionam, nem participam de seus diagnósticos e tratamentos.
Os três pilares levantados por ele em sua palestra são:
1) Cuidados em Qualquer lugar
Com a ajuda de smartphones e medical devices que interagem entre si, podemos utilizar os telefones para auxiliar nos diagnósticos e possibilitar que os cuidados sejam feitos em qualquer lugar, principalmente em casa.
2) Rede de Cuidados
Ele defende a criação de redes sociais multidisciplinares com especialistas focados no paciente. O problema da coordenação dos cuidados e comunicação entre os especialistas, é responsável por 80% dos erros médicos no mundo. O desafio de se reduzir esse índice é grande, e poderia ser ter solução ao centrar o cuidado nos pacientes, onde os médicos trabalhariam como um time de esporte coletivo.
3) Personalização de cuidados
Experimentação em modelos (Avatares baseados em cada indivíduo, e não em um grupo médio da população), gerados por super computadores que trabalham o Big-Data e que já são capazes mapear o genoma humano. Essa personalização está cada vez mais próxima e será a principal revolução no sistema de saúde que vemos hoje. Um dos exemplos mais famosos dessas super máquinas é o Watson, da IBM.
[youtube]http://youtu.be/VT3XyORCFDA[/youtube]
Sobre Eric Dishman:
Eric Dishman é um Intel Fellow e General Manager da Intel's Health Strategy & Solutions Group. Ele fundou a equipe de pesquisa e inovação de produto responsável por conduzir a pesquisa da Intel em todo o mundo da saúde, inovação de novos produtos, planejamento estratégico, e as políticas de saúde e as actividades de normalização.
Dishman é reconhecido mundialmente por dirigir a reforma da saúde em de casa e tecnologias e serviços baseados em comunidades, com foco em permitir vida independente para idosos. Seu trabalho tem sido destaque no The New York Times, Washington Post e BusinessWeek e o The Wall Street Journal nomeou-o como uma das "12 pessoas que estão mudando sua aposentadoria.". Ele publicou inúmeros artigos sobre as tecnologias de vida independente e relatórios do governo co-autoria sobre as tecnologias de informação de saúde e de reforma da saúde.