faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Entenda acreditação específica para odontologia

Iniciativa é uma resposta à própria categoria que reivindicava a inclusão dos serviços odontológicos entre as atividades Acreditadas, diz presidente do conselho da ONA, Luís de Toledo

Como foi estruturada essa certificação?

O manual foi elaborado por um Comitê Técnico, formado ainda no final de 2011 por representantes da ONA, IACs (Instituições Acreditadoras Credenciadas) e ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas), além de outros profissionais da área. O processo incluiu consulta pública, quando a minuta do manual ficou disponível por um período de 30 dias no Portal da ONA.

Quais são os aspectos críticos avaliados e que as instituições precisam cumprir?

A acreditação é utilizada pelas organizações de saúde para implementar e avaliar a qualidade dos serviços prestados. O processo de adequação pode levar alguns anos, dependendo da capacidade e condições das organizações de saúde que, mesmo depois de certificadas, se obrigam a avaliações regulares. A acreditação de Serviços Odontológicos tem os mesmos princípios das Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde, Segurança, Processos Integrados e Excelência em Gestão.

As instituições vão ser reacreditadas de três em três anos?

A acreditação precisa ser revalidada em períodos que variam de um a três anos, dependendo do tipo de atividade e do nível pretendido dois anos para a acreditação em nível 1 (Acreditação), ou nível 2(Acreditação Plena) e três anos, para os acreditados nível 3 (Acreditação com Excelência).

Houve estudo específico para o mercado.

Qual é o maior diferencial em relação à certificação dos hospitais?

A importância da iniciativa pode ser medida pelo tamanho desse universo profissional, com quase 240.000 cirurgiões-dentistas, 33.464 organizações prestadoras de assistência odontológica e um total de 362.007 trabalhadores no setor, considerando também atendentes, auxiliares e técnicos, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia.

Até agora não havia nada específico para a área de Odontologia em relação à qualidade e gerenciamento de riscos. A iniciativa da ONA, segundo Luís Plínio de Toledo, presidente do conselho de administração da Organização, é uma resposta à própria categoria que reivindicava a inclusão dos serviços odontológicos entre as atividades de saúde Acreditadas. Na sua explicação, “a ONA iniciou o processo de acreditação nos hospitais (a exemplo do que ocorre em todo o mundo), para depois abranger as especialidades da área médica e, agora, com uma base sustentável e bastante sólida, estender o processo para os serviços odontológicos”.

Existe uma média de investimentos para a certificação?

Não temos este dado disponível, nem há uma previsão deste impacto nos serviços odontológicos, até o momento.

Existe alguma média em termos de redução de custos com a certificação?

Não existe este cálculo. A redução de custos ocorre de forma indireta, através da otimização dos processos, do planejamento de ações e de gastos, principalmente. Outras vantagens da Acreditação estão na padronização de procedimento de segurança; redução de riscos; melhoria da qualidade da assistência e aprimoramento de gestão. Para ter sucesso no empreendimento, é preciso também estabelecer a cultura da melhoria contínua, com a busca voluntária da qualidade e o processo de construção de equipe que inclua a educação desde a alta administração até o nível operacional, considerando que competitividade exige conscientização e iniciativa.

Original Article Extracted from: http://saudeweb.com.br/32075/entenda-acreditacao-especifica-para-odontologia/

TAG: Geral