A presidenta Dilma Rousseff inaugurou oficialmente, nesta última sexta-feira (04/07), o Hospital Restinga e Extremo-Sul - projeto construído por meio de isenções fiscais do Hospital Moinhos de Vento, sendo parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde.
A unidade, que começou a operar na última segunda-feira, já atendeu mais de mil pacientes e prevê beneficiar aproximadamente 110 mil habitantes de seis bairros da capital gaúcha: Restinga, Lami, Lageado, Belém Novo, Ponta Grossa e Chapéu do Sol.
Tenho imenso orgulho da inauguração do Hospital Restinga e Extremo-Sul que muda a condição de vida da população que aqui vive, elogiou a presidenta Dilma Rousseff durante pronunciamento.
O superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, Fernando Andreatta Torelly, lembrou que a construção do empreendimento teve início com as primeiras turmas de técnico em enfermagem formadas para trabalhar no que viria a ser o Hospital. É o que chamamos de tijolo-humano. Por isso dizemos que este é um Hospital comunitário, uma vez que boa parte destes profissionais que trabalharão aqui foram formados pela existência deste projeto, comenta.
Participantes
Participaram da cerimônia de inauguração os ministros da Saúde, Arthur Chioro; da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira; o Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, o governador Tarso Genro; o prefeito José Fortunati, o presidente do Conselho de Administração do Hospital Moinhos de Vento, José Adroaldo Oppermann e os superintendentes Fernando Andreatta Torelly e Luciano Hammes, executivo e educação, pesquisa e assistência social, respectivamente.