faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Desafios e tendências para estratégias de Marketing Digital

Falar sobre estratégias de marketing é algo delicado e complexo. Confira essa pesquisa da ExactTarget com desafios e tendências para o marketing digital.

Uma pesquisa da ExactTarget, empresa que trabalha com soluções de marketing digital, encontrou diversos desafios e tendências para o setor. Aqui, a pesquisa trata das mais avançadas buscas em Marketing Digital geral, sem focar em saúde, mas, como já vimos em outros relatos no Empreender Saúde, o Marketing geral serve de grande inspiração para o setor de saúde, especificamente, porque estamos, no geral, um passo atrás do que os outros setores estão fazendo.

Dentre os achados da pesquisa, podemos citar alguns tópicos, como:

Identificar clientes e prever os seus comportamentos são percebidos como pontos-chave para o sucesso da personalização

Os entrevistados citaram a criação de um perfil com visão individual pode trazer benefícios às capacidades do profissional que terão impacto direto na jornada de compra do cliente. Outra consideração importante nas estratégias de marketing é a habilidade de manter uma interação contínua com o cliente, realizando follow-up adequado de todas as discussões e, além disso, disponibilizando contato em tempo real com o indivíduo.

Profissionais de Marketing não conseguem acompanhar o desenvolvimento do comportamento do consumidor

Existe uma dicotomia entre o desejo dos profissionais de serem preditivos e acompanharem as mudanças de comportamento do cliente e as suas capacidades. As estratégias de marketing tentam, cada vez mais, ser focadas no cliente que está conectado o tempo todo, mas as métricas, a tecnologia e as técnicas de marketing não acompanham esta rápida evolução.

A personalização não é percebida como prioridade nas métricas de marketing

A ideia de personalização parece estar muito em teoria ainda. Ao mesmo tempo que os entrevistados dizem que ela afeta métricas, como retenção e lealdade, eles priorizam a aquisição e a conscientização da marca. Quando perguntados sobre a ordem das metas a serem cumpridas, a personalização está em uma posição baixa no ranking.

O mar de dados atrasa os esforços de personalização

Um dos grandes problemas de marketing também é um dos problemas que temos em saúde. A quantidade de dados é tão grande que deixa muitos profissionais paralisados por não entenderem os passos, as estratégias de marketing e os procedimentos que tornam aqueles dados favoráveis a alguma ação.

De todas essas conclusões gerais, uma frase pode sintetizar as ideias:

“A habilidade de personalizar as experiências do cliente em tempo real com ofertas únicas e contextualizadas é essencial para reter e converter clientes em evangelistas da marca.”

Desafios

Os desafios de empresas que trabalham com estratégias de marketing avançadas, em relação à personalização podem ser vistos em um TOP 3 montado pela agência responsável pela pesquisa.

Estratégias de marketing digital na saúde

Como maior desafio, os entrevistados relataram a necessidade de atender as expectativas de um cliente que está sempre conectado. Este caráter de grande dinamismo dificulta as predições de marketing e, consequentemente, suas ações. Em segundo lugar, como maior dificuldade, 14% dos profissionais referiram que executar campanhas de marketing digital voltadas para resultados no negócio são bastante complicadas e apresentam um grande desafio.

Em terceiro lugar, foi citada a proliferação de novos canais de mídia para engajamento com o público, através de mídia paga, adquirida ou conquistada. Este aspecto dificulta as interações e, também por seu dinamismo, é preciso ser revisto com alta frequência.

Certamente, muitas marcas de saúde sofrem dos mesmos problemas e, frente à dificuldade da personalização nas áreas da saúde, a personalização das estratégias de marketing parece ser um caminho natural a ser seguido.

Algumas recomendações podem ser dadas para os profissionais de marketing que estão com as dificuldades citadas no texto:

Com a impaciência atual do consumidor, não é esperto realizar “guesses” sobre o que o seu público quer. O ideal é traçar o perfil exato, com hábitos em redes sociais, hábitos de consumo, perfil sócio-demográfico e, após isso, direcional bem todas as campanhas.

O marketing em saúde ainda precisa  de muitos passos para chegar nas "melhores práticas" da área.

Workshop Marketing Digital em Saúde